Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
casa fresca no verão

Como manter a casa fresca no verão e poupar eletricidade.

13 Junho 2017
0 comentários

O calor, regra geral, ajuda à nossa boa disposição. No entanto, o calor abrasador pode levar a um grande desconforto dentro de casa e, normalmente, manter a casa fresca no verão envolve gastos com ventoinhas e ar condicionados, levando a faturas de eletricidade mais elevadas.

Damos-lhe algumas dicas que pode seguir para manter a sua casa fresca nos meses de maior calor, evitando gastos elevados no final do mês.

Como funciona o calor na sua casa.

Para evitar o uso exagerado de ventoinhas e ar condicionados, é importante saber como funciona o princípio básico do calor.

O sol emite energia sob forma de calor. Esse calor é acumulado por todo o tipo de materiais, cada um com potências diferentes. Por exemplo, um tijolo ou um bloco de cimento acumula mais facilmente calor do que um pedaço de poliestireno.

Para além disso, certos materiais podem continuar a difundir o calor durante um período maior ou menor. Esse calor pode ser transmitido a outra superfície como o chão, mesmo que esta não esteja diretamente exposta ao sol. É a chamada condutividade térmica.

É esse fenómeno que faz com que uma divisão ou casa estejam quentes, mesmo depois de o sol se pôr.

Dicas para manter a casa fresca no verão.

• Manter uma casa fresca fechando as janelas pode não ajudar, visto que o calor pode mesmo assim entrar através do vidro fechado. O melhor é fechar as persianas durante as horas de maior calor e sol.
• É durante a noite que deve deixar entrar ar do exterior para dentro de casa. Deixe as janelas abertas durante a noite, usufruindo do ar fresco. Se sentir que a casa ficou fresca, feche as janelas durante o dia para que a frescura acumulada durante a noite se mantenha.
• Utilize lâmpadas ecológicas. As lâmpadas ditas “tradicionais” gastam muita energia e energia é sinónimo de calor! As lâmpadas ecológicas não só permitem poupar energia, como também ajudam a tornar a casa mais fresca.
• Aproveite o calor para pintar as suas paredes, privilegiando cores claras. Tal como na rua, a escolha de cores claras nas paredes permite diminuir a transmissão do calor para o interior da casa.

Para além destas dicas, o verão é uma excelente ocasião para rever o preço e consumo de electricidade da sua casa. Analise a concorrência e avalie se uma mudança para o gás natural ou para outro tipo de fonte de energia, não seria um benefício.

Fontes:

Noctula Channel
Vix
E-konomista

Dica BLOGO:

O calor e a procura de manter a casa fresca é uma excelente ocasião para adotar novos hábitos alimentares. Aproveite as temperaturas altas para fazer refeições no exterior, como grelhados e piqueniques. Assim, não precisará de utilizar o forno e a cozinha, mantendo a casa fresca no verão!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida