Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Casamento em Breve? O que deve planear antes de dizer o “Sim”

24 Maio 2018
0 comentários

Com a aproximação dos meses de verão, são vários os casais que irão ter o seu casamento em breve. Por muito que esta seja uma altura especial, existem diversos detalhes que devem ser pensados antes de dar o nó: detalhes relacionados tanto com o próprio casamento, como com a vida do casal após o mesmo.

Neste artigo apresentamos algumas das questões que deve planear antes de dizer o “Sim”.

O que deve planear antes do seu casamento

Quando se organiza um casamento, existem algumas informações e questões que deve tratar como:

  • escolher a data do casamento: deve fazê-la o quanto antes, pois é necessário em média um mês para as conservatórias darem início ao processo e, em alturas de verão, as datas mais desejadas, estão muitas vezes, já ocupadas;
  • determinar um orçamento do casamento, estabelecendo as prioridades dos noivos para este evento;
  • depois de escolher a data e determinar o orçamento, deve escolher o tema ou o conceito do casamento. Pode optar por um tema mais moderno com inspiração num filme, ou país que sempre quis conhecer ou então, optar pela via mais tradicional, apenas uma decoração com flores e uma pista de dança;
  • o local do casamento e tudo o que a festa de casamento implica como a roupa, o tipo de decoração mais adequada ao estilo do casamento, a ementa, a escolha e o envio dos convites, a escolha do lugar dos convidados nas mesas, etc;
  • depois de ter os detalhes do casamento delineados, envie atempadamente os convites;
  • a escolha do local da lua de mel;
  • o aviso prévio nas marcações para a lua de mel;
  • a escolha da aliança a ser usada;

Estes são apenas alguns pontos a serem tratados quando se tem um casamento para tratar, visto que a sua execução pode ser mais ou menos complexa consoante o tipo de festa desejada pelos noivos. É importante que tudo o que foi mencionado comece a ser preparado com bastante antecedência.

Alie-se à tecnologia!

Para facilitar a preparação do seu casamento, use o seu amigo de todos os dias: o seu smartphone!

A aplicação do site casamentos.pt é um must-have para os futuros casais, pois nela encontrará forma de organizar tudo – incluindo o tão assustador orçamento. Desde a sua lista de convidados e atualizar as confirmações, encontrar empresas especializadas em fotografia, serviços de catering, quintas, maquilhagem, convites e muito mais. Instale a aplicação gratuita – disponível tanto para iOS, como para Android – e crie a sua lista de tarefas pessoal que será muito fácil de completar sem stress!

Se ainda está na parte da idealização do seu casamento, lembre-se que pode usar o Pinterest para procurar inspirações de decoração, de convites, de lembranças ou até de vestidos. O Pinterest é uma aplicação gratuita, disponível tanto em desktop, como em app. Com inspirações reais, poderá ser bem mais fácil realizar o casamento dos seus sonhos.

Casamento em breve? Pense nestas coisas, em conjunto

Estes detalhes mais práticos são os que constam na grande maioria das listas e conteúdos preparados e destinados aos noivos. No entanto, existem muitos outros aspectos, que muitas vezes são esquecidos pelos noivos.
O casamento não se trata apenas e só do “grande dia”. Trata-se sobretudo da vida que o casal vai construir em conjunto. É, portanto, necessário que diversos aspectos sejam considerados antes do começo desta nova realidade.

Para além de temas essenciais a discutir antes de iniciar uma vida em conjunto, tais como ter ou não filhos ou o local onde vão viver com as crianças, é importante também falar-se das seguintes temáticas:

Contas do banco e finanças

Antes de casar, converse com o seu parceiro (a) se vão partilhar uma conta ou se vão permanecer com as suas contas separadas, caso tenham ainda contas separadas. Este tema, aliado à discussão sobre o tipo de casamento (se com separação total de bens ou não), é um tema essencial. Começar uma relação saudável, é sinónimo de conseguirem conversar sobre dinheiro sem tabus, ou barreiras.

Carreira

Muitas vezes as ambições de carreira e desejos profissionais tornam-se um desafio durante o casamento. Tenha uma conversa sobre as prioridades profissionais de cada um e quais as ambições. Isso pode ajudar a evitar mal-entendidos relacionados com falta de tempo no futuro.

Nome de casado/a

Apesar de não ser obrigatório adotar o nome de casado/a, é inevitável conversar com o parceiro/a sobre este assunto. Se optarem por adotar o nome de casado/a, lembre-se de tratar da documentação nos dias seguintes ao casamento para evitar problemas legais.

A realidade é que o casamento é algo bonito e simbólico, mas também é complexo e trabalhoso. Por isso, tanto o futuro marido como a futura mulher devem estar preparados e unidos nas futuras decisões a serem tomadas.

Fontes:

HuffPost
Here Comes The Guide
Casamentos.pt
Casamentos.pt

Dica BLOGO:

Lembre-se que o casamento pode ser um quebra-cabeças se for planeado em cima da hora. Organize-se para conseguir planear tudo com antecedência, conseguindo assim, ter o dia com que sempre sonhou.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida