Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
humidade em casa

Humidade? Saiba como manter a sua casa livre deste problema.

15 Março 2018
0 comentários

A humidade em casa pode afetar a aparência e a aspeto da sua casa, mas também a sua saúde e a da sua família. Apesar de ser mais comum falar-se da humidade da casa nas estações mais chuvosas, a chuva não é o único nem o principal motivo para a existência de humidade.

Neste artigo, apresentamos as principais causas da humidade e o que pode fazer para combater a humidade em casa.

Humidade por condensação

A humidade por condensação é mais frequente nas estações frias e chuvosas e geralmente manifesta-se sob a forma de manchas escuras ou bolores, nos cantos de paredes e tetos. Existem várias soluções para este tipo de humidade:

1. Reduza o vapor produzido

Pode parecer difícil diminuir o vapor que produz em casa, mas alguns pequenos truques podem fazer a diferença.

Na cozinha, opte por utilizar sempre o exaustor e tapar as panelas e tachos. Caso não tenha exaustor, avalie a possibilidade de adquirir um, uma vez que o vapor emitido é o principal responsável pela humidade por condensação na cozinha.

Evite secar roupa no interior da casa, sobretudo em divisões sem ventilação, uma vez que o vapor de água libertado contribuirá para a formação de humidade por condensação.

Pode também utilizar um desumidificador ou ar condicionado do tipo split em divisões com maior condensação – um equipamento que está dividido em duas unidades, uma no interior da casa (efeito de evaporação) e outra no exterior (efeito de condensação).

2. Controle a humidade em casa

A humidade de uma casa não deve exceder os 55%. Para saber os níveis de humidade da sua casa e poder atuar em conformidade, a solução mais eficaz é instalar sensores de humidade.

Se utiliza ar condicionado ou desumidificador, saiba que pode integrar os sistemas e ativá-los quando a humidade em casa atinge níveis críticos. Se não tem nenhum destes equipamentos, mas está a pensar adquirir um sistema de ar condicionado, prefira um do tipo split, que integra um sistema de aquecimento e de desumidificação. Assim conseguirá controlar facilmente o excesso de humidade em casa.

3. Deixe o sol e o ar fresco entrar na sua casa

Ter janelas tem duas grandes vantagens para combater a humidade em casa: permitem a entrada de ar fresco e da luz do sol.

A luz solar e natural impede a formação da condensação e o crescimento de fungos. O ar fresco é geralmente mais seco e menos rico em vapor de água, pelo que ao abrir as janelas e deixá-lo circular dentro de casa, ajuda à substituição de um ar mais condensado, por um ar com menos vapor de água. É aconselhável abrir as janelas mesmo nos dias mais frios!

Contudo, se vive numa zona onde a humidade exterior é elevada, abrir as janelas pode não ser a solução. Pode até inclusivamente agravar a situação! Neste caso, é preferível instalar sistemas de extração forçada.

4. Invista em isolamento

Esta pode ser uma solução mais dispendiosa, mas é essencial para evitar que a humidade do exterior entre na sua casa. Existem várias soluções no que diz respeito ao isolamento e um profissional é a pessoa que melhor lhe saberá indicar qual a solução ideal para a sua casa. Uma solução mais económica e eficaz para os dias mais frios, é cobrir o chão com tapetes e carpetes.

Humidade por infiltração

A humidade por infiltração pode ter origem no exterior ou no interior da sua casa. Quando a causa vem do exterior, pode tratar-se de fendas na parede, terraços ou telhados mal impermeabilizados ou caldeiras entupidas. Comece por reparar todas as rachas da parede e/ou do revestimento e por trocar as telhas do telhado. Limpe as paredes no interior e aproveite para pintá-las com tintas impermeáveis. Caso a humidade em casa continue a aparecer, o melhor é substituir o revestimento exterior.

Se a origem é interna, o mais provável é tratar-se de problemas com a canalização, podendo tratar-se de um ralo entupido, uma torneira que deixa escapar água ou canos estalados. Intervenha o mais rápido possível, reparando o problema, para que este não se torne mais grave. É habitual nestes casos, que as paredes, tetos ou pavimentos fiquem danificados e que a casa fique com cheiro a bolor.

Este tipo de humidade pode ser prevenindo inspecionando regularmente o exterior da sua casa. Deve também substituir e consertar tudo o que estiver danificado.

Humidade por capilaridade

Este tipo de humidade acontece quando há mau isolamento entre o pavimento e o solo. Isto é mais frequente em pisos térreos, quando as casas têm isolamento deficiente do solo. A solução, neste caso, passa por impermeabilizar o piso da sua casa.

Nestes casos a humidade em casa vai subindo a partir do solo para as paredes. Para saber qual a melhor opção de impermeabilização para a sua casa, o mais indicado é consultar um profissional.

Para combater a humidade em casa, comece por avaliar a sua origem e perceber que soluções podem ser mais eficazes. Algumas das soluções podem exigir mais tempo, investimento ou organização, outras poderão ser mais imediatas.

Fontes:

Casa Sapo
Homify – “Humidade em casa: guia para a eliminar de vez”
Homify – “Tudo o que precisa de saber sobre humidade em casa, e como acabar com ela!”
Homify – “Ideias e segredos para reduzir a humidade em sua casa”
Homify – “Bolor em casa: como se forma e como o eliminar para sempre”

Dica BLOGO:

Limpar o bolor é uma das ações mais comuns em caso de humidade em casa. Produtos caseiros, como limão, bicarbonato de sódio dissolvido em água ou vinagre branco pulverizados podem facilitar a limpeza e substituir os produtos químicos habituais. Tem plantas em casa? Escolha as plantas certas! Algumas plantas ajudam a regular os níveis de humidade, como o lírio da paz ou o loureiro.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida