Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Como poupar água

Como poupar água e economizar o seu dinheiro.

2 Maio 2017
0 comentários

A água é um recurso indispensável para a vida humana. Saber como poupar água no dia a dia, através de algumas práticas ecológicas, permite-lhe não só ajudar a preservar este bem, como também a poupar dinheiro – reduzindo assim a fatura da água.

Muitas das vezes desperdiçamos água nas atividades mais banais. A água é um bem escasso e é cada vez mais importante procurar novas formas de a poupar . Neste artigo, damos-lhe algumas dicas de como é possível poupar água e economizar dinheiro a cada fatura, sem que perca conforto e qualidade de vida na sua casa.

Como poupar água na casa de banho

-Não deixe a água a correr enquanto faz a barba, ensaboa as mãos ou lava os dentes. Por detrás deste gesto simples, irá conseguir poupar água e reduzir o seu consumo em alguns litros;

-Evite tomar banhos demasiado longos ou de imersão;

-Um bloqueador de água no chuveiro permite bloquear a água mantendo a temperatura da mesma, para que não tenha sempre a água a correr quando está a ensaboar-se;

-Pode ainda instalar um sistema de descarga económica no autoclismo ou, em alternativa, coloque uma garrafa de água de plástico cheia, dentro do reservatório de água do autoclismo. Isso permite-lhe poupar mais de 1 litro de água em cada descarga.

Como poupar água nas outras atividades do dia a dia

– Se tem uma torneira a pingar, procure repará-la o mais rapidamente possível. Uma torneira a pingar pode gastar mais de 5 mil litros de água por ano.

– Tem um jardim e pergunta-se muitas vezes como poupar água durante a rega? Uma forma de economizar é evitando regar o jardim durante o dia, privilegiando a noite ou o início da manhã. Regar durante o dia faz com que a água se evapore rapidamente, exigindo regas mais regulares.

– Lave o seu carro com um balde e uma esponja, ao invés de usar a mangueira.

Ao seguir estes passos durante o seu dia-a-dia, vai conseguir reduzir o seu consumo de água e consequentemente, poupar dinheiro, pois as suas faturas de água serão bem mais leves! Nenhum destes passos irá prejudicar o seu conforto, pelo que, no que diz respeito à poupança de água, basta alterar alguns simples gestos para que este recurso seja preservado.

Fontes:

Saldo Positivo
Sapo Lifestyle
Economias
Saber Poupar
Water Footprint
Water Footprint
Portal do Ambiente e do Cidadão

Dica BLOGO:

    No site da Waterfootprint é possível simular o seu consumo da sua pegada de água: consoante o país em que vive, os seus hábitos alimentares e o seu estilo de vida. É possível calcular aproximadamente a quantidade de água que usa no seu dia a dia.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida