Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Dias frios

Dias Frios: Como Ocupar as Crianças Dentro de Casa

26 Dezembro 2017
0 comentários

Os dias frios chegaram e, para além de serem significado de férias de Natal e Ano Novo, são também sinónimo de passar mais tempo em casa. Durante os meses de maior frio, as crianças acabam por estar mais tempo em casa. Neste artigo, damos algumas ideias aos pais para ocuparem de forma divertida e didática as crianças em casa durante o inverno!

Na Sala e no Quarto…

Aproveite os dias frios para fazer descobrir novos mundos às crianças. Uma atividade muito divertida é procurar livros que tenham sido adaptados ao cinema. Faça as crianças ver o filme e depois leia com elas o livro. Assim, conseguem comparar ambas as artes e representações criativas!
Durante as férias de inverno ou fins-de-semana passados em casa, não deixe que as crianças descurem os trabalhos de casa e aprendizagem. Criar e organizar pequenas sessões de trabalho de 20 a 30 minutos permite que as crianças não percam o hábito de aprendizagem. Junte-se a elas neste momento e tire todas as dúvidas que estas possam ter.

Os dias frios podem também dar às crianças a oportunidade de serem criativas! Os brinquedos de cartão são uma forma divertida dos mais novos verem o valor dos brinquedos mais simples. Os brinquedos de cartão pré-feitos são uma excelente opção, pois basta serem montados e decorados para começar a brincadeira.
Se não tiver nenhum brinquedo de cartão em casa, pode fazer uma pequena sessão de bricolage! Procure caixas de cartão velhas em casa, caixas de ovos ou caixas de sapatos. Com uma simples pesquisa na Internet, encontrará muitos tutoriais para os mais novos seguirem e darem asas à imaginação.

Na Cozinha…

As atividades culinárias são divertidas e permitem às crianças ser criativas e, para além disso, comer algo feito por elas !

Porque não juntar as crianças aos momentos de cozinhar bolachas ou bolos? Escolha uma receita simples para que a criança fique orgulhosa de poder participar em todas as etapas da preparação da mesma. Tudo o que envolva facas, corte, fornos e fogões será feito pelos pais, mas tudo o resto poderá ser feito pela criança sob supervisão dos adultos. As crianças adoram partir os ovos, por exemplo!
Algumas ideias de pratos divertidos a fazer nos dias frios são crepes, biscoitos, bolo de iogurte ou quiches.

Outras ideias para os dias frios com as crianças:

Puxe pela imaginação e criatividade das crianças: junte-se a elas e montem peças de teatro e espectáculos em casa! Se acharem que são poucas pessoas para a peça, mostre-lhes que é possível fazer monólogos e que isso pode ser muito divertido.

Incentive-as a inventar histórias e enredos ou, se estão a ler um livro, puxe por elas para que representem essa história.
Continuando o tema da criatividade e do espetáculo, pode também organizar uma tarde de cinema ou de música. Com um balde de pipocas e um filme infantil, tem uma tarde ideal! Se não quiser sentar-se à frente de um ecrã, pode organizar uma tarde de karaoke ou de dança. Escolha as músicas mais divertidas e favoritas e divirta-se!

Dias frios

Fontes:

Saber Poupar
Rebento

Dica BLOGO:

Aproveite todo o tempo que tem disponível em casa para divertir as crianças com atividade manuais ou criativas, que sejam fora dos habituais ecrãs (computador, videojogos ou televisão).

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida