Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
presentes educativos

Dicas para escolher presentes educativos e seguros para as crianças.

19 Dezembro 2017
0 comentários

O Natal pode ser um desafio para quem tem de oferecer presentes a crianças. As escolhas e opções de brinquedos são cada vez mais e nem sempre é fácil conseguir escolher o melhor presente. Neste artigo, damos-lhe algumas dicas para que consiga escolher presentes educativos e seguros para as crianças… em qualquer altura do ano!

A importância de presentes educativos

Mais do que oferecer presentes que excitem e interessem a criança, a escolha de presentes educativos pode levar a uma maior e mais desafiante adesão por parte da mesma.

Os presentes educativos divertem e estimulam a capacidade intelectual da criança. Para brincar, a criança está a ser desafiada, muitas vezes de forma indireta. Por exemplo, com jogos de encaixe: aparentemente a criança está a tentar encaixar de forma aleatória as formas. No entanto, o seu cérebro está a ser desenvolvido e estimulado, através da tentativa e erro.

Outra vantagem deste tipo de brinquedos é que aumentam a socialização. Mesmo que sejam aparentemente tidos como “solitários”, se a criança for acompanhada por um adulto ou por outras crianças, a aprendizagem e estímulo intelectual são levados ainda mais além!

Que presentes educativos e seguros oferecer?

Existem diferentes opções e tipos de presentes educativos que pode oferecer às crianças:

1. Brinquedos Musicais

Os brinquedos que emitem sons são ideais sobretudo para as crianças mais pequenas. O som, associado à forma do brinquedo, é interiorizado rapidamente pela criança. Por exemplo, se oferecer um brinquedo que associa formas de animais aos seus sons, a criança aprenderá que o gato mia ou que o cão ladra!

2. Brinquedos de Cartão

Os brinquedos de cartão permitem não só incutir um princípio ecológico e sustentável à criança, como incentivam a criatividade e imaginação. Estes brinquedos envolvem o processo de montagem, de caracterização e pintura e, depois, de brincadeira!

3. Brinquedos Artísticos

Se a criança tiver mais do que três anos, pode oferecer-lhe brinquedos que envolvam desenho e pintura. Para além de lhe oferecer lápis ou material de pintura, associe também formas e moldes. Com essa orientação, a criança começará a descobrir e aprender as diferentes formas geométricas e como as pode desenhar e pintar.

4. Brinquedos de Pano

Porque não oferecer um simples tapete, lençol ou cobertor com que a criança possa desenvolver formas ou até tendas? Este tipo de brinquedos aumenta a imaginação e criatividade dos mais novos, dando asas a histórias e explorações bem divertidas!

Fontes:

Mundobrink
Rebento – Play Fold Bird
Rebento – Flatout Frankie

Dica BLOGO:

Tente escolher presentes educativos que sejam provenientes de comércio justo. Explique que o seu presente representa um valor ecológico e sustentável, incutindo assim desde cedo, a importância de conservação e cuidado do planeta.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida