Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Seguros

Fluente em “segurês”? Conheça todas as palavras que deve saber sobre o seu Seguro.

27 Fevereiro 2018
0 comentários

O mundo dos seguros é recheado de palavras que nos podem deixar perdidos. Na LOGO queremos descomplicar a sua relação com os seus seguros! Neste artigo descubra as palavras e expressões de “segurês” para nunca mais se sentir confuso.

Acidente

Evento ou ocorrência de eventos não planeados, imprevisíveis e fora do controlo do segurado que causam prejuízo à propriedade – material e/ou imaterial –, ao indivíduo ou ao meio ambiente.

Apólice

Documentação contratual entre a seguradora e o segurado. Documento onde constam as condições gerais, as condições particulares e o descritivo do funcionamento e ativação do seguro subscrito.

Capital Seguro

Ao subscrever um novo seguro, o segurado é responsável por estabelecer, no início e ao longo do contrato, qual é o capital seguro: valor que o segurado tem em dívida junto ao banco e que está disponível por anuidade. O capital segurado é a quantia máxima que será paga pela seguradora em caso de sinistro previsto na apólice.

Cobertura de Invalidez Absoluta ou Definitiva (IAD)

Garantia de pagamento do capital em dívida junto do banco (ou outros beneficiários) em caso de invalidez do segurado. É considerada invalidez absoluta ou definitiva quando o segurado fica impossibilitado de desenvolver atividades básicas do seu dia-a-dia, como por exemplo lavar-se ou vestir-se.

Cobertura de Invalidez Definitiva para a Profissão ou Atividade Compatível (IDPAC)

Garantia de pagamento do capital em dívida junto do banco (ou outros beneficiários) em caso do segurado ficar impossibilitado de desenvolver uma atividade profissional.

Cobertura de Morte

Garantia de pagamento do capital em dívida junto do banco (ou outros beneficiários) em caso de morte do segurado.

Co-pagamento

Valor que fica sempre a cargo do segurado, depois da ativação do seguro. Este termo é sobretudo utilizado no caso dos seguros de saúde, quando o cliente utiliza a rede de parceiros de prestadores de saúde.

Comparticipação

Valor máximo ou percentagem que a seguradora garante ao segurado. Este termo é sobretudo utilizado nos seguros de saúde.

Franquia

Sinónimo de co-pagamento. Valor que fica sempre a cargo do segurado em caso de um sinistro. Este termo é sobretudo utilizado nos seguros automóveis e nos de saúde, quando o cliente consulta um prestador de saúde que não faz parte da rede de parceiros.

Indemnização

Remuneração financeira paga pela seguradora ao segurado, após uma perda ou sinistro, para reparar o prejuízo sofrido, de acordo com o contrato assinado.

Período de Carência

Período entre a subscrição do seguro e a ativação dos seus benefícios. Durante o período de carência, o segurado não poderá usufruir das vantagens subscritas na apólice.

No caso do LOGO Saúde, o período de carência varia consoante os módulos escolhidos, mas permite aos seus clientes usufruírem de um preço especial negociado com os prestadores de saúde, permitindo poupanças durante o período de carência.

Prémio

Valor pago pelo segurado para garantir que usufrui das proteções e garantias indicadas na apólice contratada.

Seguro Automóvel

Cobre sinistros automóveis. O estado português obriga a que todos os automobilistas tenham, no mínimo, uma proteção de responsabilidade civil (“contra terceiros”). É possível adicionar várias coberturas extras, como a proteção em caso de roubo, quebra de vidros, proteção dos ocupantes em caso de acidente, a existência de um veículo de substituição em caso de acidente, entre outras.

Seguro de Imóvel

Cobre sinistros em imóveis, protegendo os proprietários em situações como incêndios, furtos, sismos, etc.

Seguro de Recheio

Cobre sinistros relacionados com o recheio de um imóvel, como equipamentos estragados ou perdidos por causa de um incêndio, sismo, inundação ou em caso de furto e roubo.

Seguro de Saúde

Cobre cuidados de saúde e tratamentos em diferentes profissionais especializados. O LOGO Saúde permite-lhe aceder, de forma totalmente independente e autónoma, a uma rede de profissionais variados. Consoante os módulos que escolher associar, poderá aceder a oftalmologistas, homeopatas, dentistas, consultas generalistas, entre outros.

Seguro de Vida

Seguro exigido pelo banco no momento de subscrição de um crédito habitação. Permite garantir o pagamento do valor do crédito à entidade bancária em caso de morte ou invalidez definitiva do segurado.

Fontes:

Cidadania em Rede
Economias
Saldo Positivo – Consultório do Leitor
Saldo Positivo – “Para que Serve um Seguro de Saúde”
Glossários & FAQ’s da LOGO

Dica BLOGO:

Opte por uma seguradora que lhe apresenta uma linguagem simples e fácil de entender. Evite contratos com linguagem dúbia e não hesite em perguntar o significado de tudo aquilo que não entender!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida