Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Manutenção da casa

Conheça as melhores dicas para fazer a manutenção da sua casa.

30 Janeiro 2018
0 comentários

Tratar e cuidar da casa pode ser uma tarefa cansativa. O investimento de horas para fazer pequenos trabalhos em casa pode ser difícil. Hoje, trazemos-lhe uma boa notícia: através de pequenos gestos, é possível manter a manutenção da sua casa quase que em piloto automático! Continue a ler para descobrir alguns truques práticos que podem ajudar a lidar melhor com a sua casa neste novo ano.

Manutenção da casa o ano inteiro:

Consoante as estações e temperatura exterior, pode aplicar alguns truques na sua casa para que esta fique confortável durante muito mais tempo. Aponte estas dicas na sua agenda para fazer a manutenção da sua casa ao longo do ano: assim evita ficar sobrecarregado de tarefas domésticas e o ano flui com maior naturalidade!

Primavera

Olha-se muitas vezes para a Primavera como a época das limpezas e arrumações. No que diz respeito à manutenção da sua casa, é preciso prepará-la para o tempo quente que está a chegar.

O tempo chuvoso e tempestades também deixou certamente vestígios nas janelas, nas calhas e nos exteriores, sobretudo se tiver varandas ou terraços. Siga esta lista para saber o que fazer na Primavera, tanto no exterior como no interior da sua casa.

  • Limpe todas as janelas para eliminar o pó e sujidade da chuva;
  • Faça uma vistoria nas calhas e nas caleiras para confirmar que não estão entupidas. Se for necessário limpá-las, pode contactar uma empresa especializada;
  • Se tiver árvores no jardim, confirme que não existem galhos partidos ou se a árvore não está danificada;
  • Teste os detetores de fumo e de monóxido de carbono e substitua as pilhas se necessário;
  • Limpe os colchões e, se forem sazonais, troque para o lado indicado para Primavera/Verão.

Verão

O verão chegou e é altura do calor, das férias e da praia. A manutenão da casa fica normalmente para segundo plano… e ainda bem! É sinal que está a aproveitar o tempo em família e com o que realmente importa.

Para evitar ter surpresas desagradáveis durante o verão, alguns conselhos para fazer uma pequena manutenção da sua, é preciso ter em conta:

  • Tem ar condicionado em casa? Certamente não quer ficar sem ele durante o tempo mais quente do ano! Para evitar problemas, é aconselhado que mude os filtros uma vez por mês, sobretudo se o usa diariamente;
  • Prepare-se para o tempo quente, tendo sempre reservas de água potável em casa;
  • Antes de sair de casa, mantenha sempre os cortinados e estores um pouco fechados. Isso permite manter a casa mais fresca.

Outono

É sinónimo de regresso ao trabalho, às aulas e de começar a pensar no frio e final de ano. Prepare a sua casa para estar acolhedora durante as temperaturas mais frias.

  • Se tem um jardim, confirme mais uma vez que as calhas e caleiras do telhado não ficam entupidas ou tapadas com folhas das árvores. Mantenha-se atento, sobretudo antes de chuva ou tempestades, para evitar inundações ou problemas maiores;
  • Faça a revisão anual do sistema de aquecimento, das ligações de gás e elétricas. Com uma revisão é possível saber se tudo está a funcionar corretamente, e que não terá problemas de aquecimento ou sobreaquecimento durante o inverno;
  • Confirme todas as janelas para ver se não existem fugas de ar ou vidros partidos. Esta é a altura ideal para fazer esta manutenção: não quer ser apanhado de surpresa com temperaturas menos amenas, certo?

Inverno

Chegou o frio, o final do ano é a altura em que a casa é o nosso porto de abrigo. Tal como no verão, é uma altura em que nos queremos preocupar o mínimo possível com a casa. Entre as festividades de final de ano e o Natal, queremos apenas deixar um aviso importante a ter em conta no Inverno…

Evite o sobreaquecimento!

Nunca é demais relembrar que nos meses de maior frio, deve evitar sobre-aquecer a sua casa. Pelo menos durante 10 minutos por dia, areje a sua casa. Desligue os aquecimentos e caloríficos e abra uma janela. Deixe o ar circular e renovar-se. Com isso, vai ter uma casa mais confortável, saudável e segura. Arejar a casa não só permite torná-la mais fresca, mas também ajuda no combate à propagação de vírus e bactérias, tão comuns no Inverno.

Cuide da sua casa todo o ano e viva de forma mais confortável!

Fontes:

Life Hacker
Sapo Lifestyle

Dica BLOGO:

Em caso de problemas, não deixe para depois o que pode tratar agora! Pequenas fissuras, manchas de humidade ou fugas de água podem resultar em grandes avarias e grandes despesas.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida