Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
orçamento familiar

Orçamento familiar: como gerir melhor o dinheiro e as poupanças.

9 Maio 2017
0 comentários

Ter o orçamento familiar organizado, em que estejam previstas todas as despesas fixas e as poupanças, é bastante importante para ter uma vida financeira estável. No entanto, criar um orçamento familiar e respeitá-lo nem sempre é fácil.

Seguindo algumas regras simples, pode aprender a organizar e gerenciar melhor o seu orçamento. Aplicá-las pode levar não só a grandes poupanças, como à realização dos projetos com que sempre sonhou!

Identificar as despesas e as receitas

A chave para criar um bom orçamento familiar é a identificação das entradas e saídas de dinheiro. Identificar essas variáveis permite-lhe saber quais são as despesas que mais pesam e quais os meses mais “sensíveis”.

Tome nota por escrito desses valores, seja em papel ou numa ferramenta de gestão de orçamento familiar digital. Existem cada vez mais aplicações para gestão de orçamentos: experimente usar o Boonzi ou o Buxfer e sincronize facilmente todas as suas contas e despesas num só local.

Se fizer essa gestão no papel, procure organizar a coluna das despesas começando pelas despesas essenciais (renda, créditos…). Ao organizá-las por ordem de importância, permite-lhe ter uma noção de onde poderá gastar menos.

Procure alternativas

Ao ter uma noção clara de quais são as suas maiores despesas, torna-se mais fácil conseguir poupar. Procure alternativas às suas maiores despesas, pesquisando por seguros mais baratos, serviços de eletricidade e internet mais em conta ou supermercados nos quais pode poupar dinheiro.

Se tem despesas do mesmo serviço ou aquelas que são feitas várias vezes por mês, informe-se para saber se não existe um plano mensal.

Poupe

Um orçamento familiar é uma ferramenta que lhe permite perceber exatamente no que é que pode poupar. Depois de analisar as despesas que está a fazer e que podem ser evitadas, aplique alguns conselhos que podem levar a maiores poupanças:

– Fxe um pequeno valor mensal a ser transferido automaticamente para a sua conta poupança ;
– Evite usar o cartão. Sempre que for às compras, levante o dinheiro que vai gastar. Pagar com dinheiro leva a que se acabe por gastar menos ;
– Faça sempre uma lista de compras antes de qualquer ida ao supermercado.

Fontes:

Saldo Positivo
Todos Contam
Deco

Dica BLOGO:

    Para que o orçamento familiar seja proveitoso, fixe objetivos. Sejam mensais ou anuais, ao fixar objetivos a alcançar na sua poupança, irá motivar toda a família a poupar mais!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida