Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Como fazer uma poupança de energia na época de frio

9 Janeiro 2017
0 comentários

Falar em poupança de energia na época de frio é visto por muitas pessoas como uma impossibilidade. Os meses de inverno tendem a ser os meses em que mais energia se gasta nas casas, pois há uma tentativa, com o uso de caloríferos e outros aquecimentos, de manter a casa mais quente.
No entanto, é possível aquecer a casa sem que isso seja sinónimo de despender muito dinheiro! O primeiro passo para que essa poupança de energia possa acontecer é realizando uma análise de desempenho energético da sua casa.

Para saber o nível e desempenho energético da sua casa, pode contactar a EDP que realiza auditorias energéticas às casas. Saber como é que pode tornar a sua casa bem isolada do frio é essencial para perceber onde existem fugas de ar que devem ser bloqueadas durante o inverno.

Estabeleça um limite de temperatura

Existe a ideia de que é necessário aquecer a casa de forma homogénea para evitar discrepâncias de temperatura… contudo não é bem assim. Nem todas as divisões da casa têm a mesma utilização e “vida” e é importante que se consiga estabelecer um limite de temperatura para se conseguir realizar uma poupança de energia: cada grau suplementar no aquecimento, pode levar a um aumento de 7% na fatura de eletricidade.

Em divisões como a cozinha ou sala de estar, uma temperatura ambiente situada entre os 19°C e os 20°C é suficiente, enquanto que no quarto uma temperatura entre 16°C e 18°C é igualmente suficiente para não causar distúrbios de sono e falta de conforto durante a noite.

Bloqueie qualquer corrente e entrada de ar

O que arrefece – e muito – uma casa são as correntes e entradas de ar frio. Antes mesmo da chegada do frio, assegure-se que a sua casa está bem isolada termicamente, que as fechaduras, portas e janelas estão bem isoladas para que se evitem entradas de ar.
É indispensável confirmar esse isolamento, pois quando entra ar frio, o ar quente também sai, aumentando assim o consumo de energia.

Não deixe de arejar a sua casa

É importante confirmar o isolamento térmico da casa, mas isso não quer dizer que deve deixar de arejar o seu lar. A humidade é inimiga direta de um bom aquecimento, sendo assim indispensável arejar a sua casa pelo menos 15 minutos todos os dias para haver uma renovação do ar da casa.
Durante esse período em que abre as janelas, devedesligar todos os aquecimentos que possa ter ligado: não desperdice energia ao manter aquecimentos ligados.

Maximize a exposição solar

Durante os dias de sol, não hesite em abrir as janelas e cortinas para fazer entrar o sol dentro da casa. Isso permite reduzir a necessidade em utilizar caloríferos durante esse momento e de utilizar uma fonte de calor natural.

Fontes:

Imparaveláxia
Portal Energia
EDP
Green Savers

Dica BLOGO:

  • Se tiver uma ventoinha de teto, aproveite para aquecer a casa ligando-a ao contrário. Ao colocar a ventoinha a funcionar no sentido contrário aos ponteiros do relógio, irá conseguir fazer baixar e circular o ar quente que se acumula no teto dessa divisão.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida