Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
seguros obrigatórios

Saiba quais os seguros obrigatórios que deve ter e poupe ao aderir!

8 Março 2018
0 comentários

Com a multiplicidade de produtos de seguros no mercado e inúmeras leis aplicadas, é normal sentir-se perdido sobre os seguros obrigatórios e os que são facultativos! Neste artigo apresentamos-lhe os seguros que são realmente obrigatórios e que deve subscrever.

Seguro Automóvel

Em Portugal, é obrigatório que todos os automóveis tenham um seguro automóvel. Existem vários tipos de coberturas de seguros obrigatórios automóveis no mercado, sendo que a lei portuguesa exige como cobertura mínima de responsabilidade civil, vulgo “contra terceiros”.

Todos os automóveis devem estar associados a um seguro de responsabilidade civil, garantindo que o dano causado a outros pelo seu veículo está coberto.

Com seguros obrigatórios estão também cobertos os veículos que não estejam em circulação, mas que estejam estacionados na via pública. Mesmo sem circular, ao estarem estacionados na via pública, representam um risco para as outras pessoas. Se está a pensar guardar um automóvel com o qual não irá circular, é aconselhado nesse caso que o guarde num lugar privado, como uma garagem.

Os seguros obrigatórios automóveis foram impostos a todos os proprietários de automóvel para proteger as vítimas de acidentes e evitar o risco de insolvência do condutor culpado. Independentemente da situação económica do responsável do sinistro, a vítima será sempre compensada pelos danos sofridos pelo acidente.

Para além dos seguros obrigatórios, é possível subscrever garantias adicionais opcionais num seguro automóvel, que são comumente chamadas de “todos os riscos”. Estas garantias adicionais cobrem os danos causados ao veículo do segurado, algo que não está previsto na garantia contra terceiros.

Seguro habitação

Está a pagar a sua casa a prestações ao banco? Então outro dos seguros obrigatórios a ter em conta é o seguro habitação. Este seguro é apenas obrigatório quando a casa ainda está a crédito. Contudo, é um seguro muito importante a ter, mesmo depois de pagar a casa.

O seguro habitação cobre vários sinistros, desde roubos, incêndios, explosões, inundações, desastres naturais e também a garantia de responsabilidade civil. Ou seja, em caso de qualquer um destes danos (causados na casa ou a outros), a seguradora cuida dos pagamentos das reparações.

É possível também estender o seguro ao recheio da habitação, protegendo também os seus bens materiais. Esta garantia extra permite que seja indemnizado em caso de roubo de algum artigo, ou em caso de danos causados por inundações, sismos, incêndios, etc.

Seguro de Vida

O seguro de vida não é, apesar de muita confusão, um dos seguros obrigatórios por lei. Contudo, é um seguro exigido pelos bancos em caso de subscrição de um crédito habitação.

Este tipo de seguro garante ao banco que, em caso de morte ou invalidez do segurado, o valor devido pelo crédito habitação é pago. Não é exigido por lei, mas é um dos seguros obrigatórios a ter em conta no momento da contratação de um crédito habitação.

Lembre-se: não é obrigado a subscrever o seguro de vida no banco no qual vai realizar o crédito! Pode – e deve – comparar diferentes opções. No momento da assinatura do crédito habitação, pode apresentar uma apólice de seguro de vida de uma seguradora independente.

Seguro de Saúde

Apesar de não ser um dos seguros obrigatórios, ter um seguro de saúde é uma mais valia inegável. Permite-lhe aceder a um vasto leque de profissionais de forma mais rápida.

O sistema nacional de saúde português permite aos cidadãos tratarem doenças e acederem a urgências de forma muito simples. No entanto, um seguro de saúde ajuda-o a fazer face a tratamentos mais dispendiosos, como tratamentos dentários ou oftalmologia.

Com um seguro de saúde não só tem um apoio no momento de pagamento; tem também uma forma de aceder a uma rede de prestadores de saúde de forma rápida e cómoda.

infografia seguros obrigatórios

Fontes:

E-Konomista

Dica BLOGO:

Dependendo da sua área profissional e de atuação, poderá ter outros seguros que lhe são obrigatórios. Informe-se juntamente com a sua empresa ou com um contabilista para mais informações.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida