Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
poupar energia

12 Formas simples de poupar energia em casa

29 Fevereiro 2016
0 comentários

Não encontra novas formas de reduzir as suas despesas no final do mês? Existem alguns hábitos do dia-a-dia que podem facilmente ser alterados de forma a diminuir consumos de energia. Desta forma, não só poupa dinheiro como ajudar a preservar o ambiente. Confira aqui 12 dicas que sabemos que irão fazer a diferença ao final do mês e, consequentemente, que lhe vão permitir uma maior poupança no orçamento familiar:

  1. Compare todos os anos a oferta de serviços de eletricidade no mercado liberalizado. Aproveite as promoções e veja os preços que melhor favorecem a sua rotina em casa. Primeiro que tudo, experimente o simulador da ERSE, que lhe permite escolher o fornecedor de energia elétrica mais adequado com base nos seus consumos.
  2. Não desligue o ar condicionado. Coloque-o em opção de poupança de energia. Ao desligar, o aparelho, terá de se “esforçar” mais para voltar a arrefecer a casa, aumentando os gastos de energia.
  3. Baixe dois graus no ar condicionado. Quase não irá sentir muita diferença e irá poupar significativamente no final do mês. Saiba que por cada grau a mais de temperatura verifica-se um aumento de cerca de 7% de energia!
  4. Durante o dia, mantenha sempre as luzes desligadas e aproveite a luz natural abrindo as janelas. À noite, deixe apenas ligada a luz da divisão em que se encontra.
  5. Nas alturas mais quentes do ano, baixe os estores e invista em cortinas grossas para as janelas, sobretudo para aquelas nas quais incide maior quantidade de luz solar. Desta forma, conseguirá manter a sua casa fresca durante o dia. Já nos dias mais frios, faça o inverso: levante os estores e abra as cortinas, para aproveitar ao máximo o calor da luz solar.
  6. Faça uma vistoria ao isolamento térmico (materiais com características isolantes, utilizados em construção para reduzir a passagem de calor do interior para o exterior) da sua casa. Quanto pior for, mais calor esta deixará escapar obrigando-o a recorrer a eletrodomésticos para a manter quente.
  7. Utilize a máquina de secar roupa apenas quando for indispensável. Em dias mais quentes, prefira estender a roupa, deixando-a secar com à temperatura ambiente.
  8. Comece a engomar as suas roupas antes de elas secarem completamente, assim será mais fácil e rápido passá-las a ferro, gastando menos energia.
  9. Evite sempre que conseguir o forno elétrico. Dê preferência ao micro-ondas, à tostadeira ou ao grelhador elétrico.
  10. Substitua as lâmpadas incandescentes convencionais que tem em casa por lâmpadas LED ou fluorescentes, que na maioria, duram mais tempo e gastam menos energia. Saiba que as lâmpadas fluorescentes chegam a gastar menos 80% de energia que as lâmpadas incandescentes!
  11. Nunca deixe aparelhos eletrónicos em stand-by. Instale tomadas com botão de forma a cortar o circuito elétrico e ligue-as apenas aquando necessário (para ver televisão, jogar consola, usar a aparelhagem, etc.).
  12. Finalmente e, depois de carregar os seus aparelhos eletrónicos portáteis, como o telemóvel, computador ou máquina fotográfica, não deixe os carregadores na tomada. Ao deixar, estes continuarão a consumir energia.

Fontes:

ERSE
Saber Poupar
Breaking Energy

Dica BLOGO:

Outros artigos que lhe poderão interessar