Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Aluguer de Casas para Férias e Fraudes

28 Junho 2018
0 comentários

Chegaram as férias, um dos momentos mais esperados do ano! Certamente conhece bem o sentimento de relaxamento que o verão nos proporciona. Todavia, esse relaxamento leva muitas vezes a alguns descuidos no aluguer de casas para férias, sendo um momento repleto de queixas relacionadas com fraudes, assaltos e problemas de segurança.

Neste artigo, damos-lhe algumas dicas para alugar casas para férias em segurança e ter assim umas férias mais felizes e relaxantes.

Burlas e fraudes nas casas para férias

As burlas e fraudes relacionadas com o alojamento sazonal é uma das maiores queixas durante o verão. Sendo que hoje a maioria desses alugueres é realizado pela internet, são muitos os cuidados que devem ser tomados em conta para não ter problemas e dores de cabeça durante as férias.

Com o desenvolvimento e a utilização cada vez maior da internet, as fraudes de arrendamentos sazonais e práticas fraudulentas têm aumentado. Afinal, alugar um apartamento ou uma casa é uma operação muito fácil de realizar. Aliás, com a multiplicidade de imóveis disponíveis para alugueres sazonais, basta um simples clique para o reservar.

No entanto, a precipitação é perigosa e os usuários podem facilmente encontrar-se numa situação de fraude. Por exemplo, os endereços de e-mail do proprietário podem ter sido hackeados, o apartamento pode não estar disponível como foi garantido, o anúncio pode revelar-se falso… como evitar estas situações? Continue a ler!

Desconfie dos preços demasiado atrativos

Um dos objetivos principais quando procuramos uma casa de férias, é encontrar uma ao melhor preço. Casas bonitas e baratas são sempre mais atraentes e atraem mais pessoas do que alojamentos caros.

Ainda que apetecíveis, não se apresse a reservar anúncios demasiado tentadores, uma vez que alojamentos a preços demasiado baixos podem ser uma fonte de desencanto.

Visto que mais do que poupar, deve preocupar-se em não ser burlado e em ter férias descansadas, seja vigilante: faça uma pequena pesquisa e tente entender o preço médio do mercado na região para a qual procura ir. Preços demasiado baratos podem ser reflexo de fraude.

Use sites seguros

Privilegie o uso de sites seguros, e que, se possível, sejam sites que garantem a comunicação entre si e o proprietário e, também, o pagamento.

Talvez provavelmente já tenha ouvido falar de sites como o Airbnb ou o HomeStay. Estes dois sites são exemplos de sites reputados e de confiança, que têm seguros associados às reservas.

Assim sendo, utilizar aplicações e sites seguros, garantem uma maior proteção e tranquilidade nas suas reservas.

Faça uma “investigação” sobre a identidade do proprietário

Quer procurar a sua casa de férias em sites de comunicação direta como o OLX ou em anúncios de jornais? Com o intuito de ter a certeza que está a falar com alguém de confiança, faça uma pesquisa sobre o utilizador:

  • Tente conhecê-lo pessoalmente para realizar o pagamento da caução;
  • Procure nas redes sociais pelo seu nome ou identidade, para perceber se é uma pessoa real ou fictícia.

E muito importante: não realize pagamentos se não tiver garantias da identidade do proprietário. Ao mesmo tempo, lembre-se de fazer pagamentos através de métodos seguros e com prova de transação. Só para exemplificar, alguns exemplos desses métodos podem ser o PayPal ou a Transferência Bancária.

Conclusão

Vá de férias, aproveite muito! Siga estas dicas para chegar ao seu destino com total tranquilidade. Assim tem a certeza de que tem à sua espera, o alojamento com que sonhou e esperou todo o ano.

Fontes:

E-konomista
FRAUDE.pt

Dica BLOGO:

Verão seguro é ter uma casa de férias de qualidade, mas também deixar a sua casa segura! Lembre-se de tomar precauções de segurança para manter a sua casa fechada, sem indícios de que ninguém está presente e claro, tenha um seguro que cubra o valor da casa e do seu recheio. Saiba mais aqui sobre seguros de Casa. Boas férias!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida