Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Aprender online: adquirir novas competências de forma económica

31 Janeiro 2019
0 comentários

Quer adquirir novas competências, aprofundar conhecimentos sobre um hobbie ou paixão, mas sente que não tem os meios financeiros disponíveis para tal? Porque a internet é um sem fim de possibilidades, sabia que há plataformas de cursos online gratuitos ou com preços reduzidos?

Democratização do ensino

Surpreendentemente, são várias as plataformas disponíveis para aprendizagem gratuita na internet. Ao seu ritmo, nos seus horários, pode aprofundar conhecimento sobre determinado tema, ou aprender do zero algo que ainda lhe é completamente novo ou estranho!

As chamadas Massive Open Online Courses (MOOC) vieram alterar por completo o panorama da aprendizagem, disponibilizando-a à distância de um clique!

Estes cursos são oferecidos ou promovidos por Universidades, algumas das mais conceituadas do mundo com a de Princeton nos Estados Unidos ou Cambridge no Reino Unido. Em contraste com o presencial, não é preciso passar por exames de entrada ou pagar valores muito altos!

Podemos, se assim quisermos, desistir a qualquer momento, pois não há qualquer compromisso. Mas se levarmos a incumbência até ao fim, teremos direito a um diploma ou certificado de competências – sendo que, este sim, a maioria das vezes é pago.

No entanto, caso o certificado não seja relevante, podemos adquirir toda a panóplia de conhecimentos sem qualquer custo!

As opções incidem nas mais variadas áreas:

  • Programação;
  • Saúde, educação e ensino;
  • Engenharia informática;
  • Ciências e Matemática;
  • Humanidades e Ciências Sociais;
  • Análise de dados;
  • Medicina;
  • Negócios;
  • Desenvolvimento pessoal;
  • Arte e design;
  • Entre outros.

O tema é escolhido por si de acordo com os seus interesses, e as opções, como vê, são mais que muitas.

Plataformas para aprender online

Estes conteúdos concentram-se em plataformas de cursos online, algumas já bastante conceituadas. Estas são algumas das plataformas mais conhecidas para aprender online:

MOOC List
Apresenta uma listagem de vários cursos, podendo pesquisar por cursos lecionados por determinada Universidade. No entanto também pode filtrar a pesquisa por cursos lecionados em português. Com a finalidade de acelerar a pesquisa, poderá também filtrar por categorias ou por certificados.

O site é muito user-friendly, pois se encontrar o curso que corresponde ao que deseja, basta clicar no botão “go to class” que redireciona diretamente para o site do curso.

Coursera
Tem parcerias com mais de uma centena de entidades, incluindo Universidades como Columbia e Yale (Estados Unidos). Todavia, apesar do prestígio das faculdades, grande parte dos cursos são gratuitos e basta que se inscreva para poder aceder. Contudo, dependendo do curso e entidade, podem haver conteúdos pagos.

A maioria das aulas são em inglês, mas existem algumas com tradução ou legendagem em português.

EdX
Criada especificamente pelas Universidades de Harvard e MIT, conta com cerca de 1 500 cursos online. Encontrará aqui cursos com os mais variados temas, como Biologia, Química, Ciências Computacionais, Economia ou Finanças.

A maioria dos cursos são grátis, mas os certificados são pagos.

Udacity
Plataforma especializada em tecnologia de informação, tendo parceria com grandes empresas do mundo tecnológico, como a Google e a Amazon. Nesta plataforma tem ambas as opções: existem cursos gratuitos e programas pagos. Tem uma versão brasileira, pelo que terá conteúdos traduzidos, vídeos legendados e a possibilidade de efetuar os projetos em português

OpenupEd
Criada pela Associação Europeia de Ensino à Distância (EADTU) e com o apoio da Comissão Europeia. Envolve universidades abertas em Portugal, França, Itália e Espanha, entre outros.

Neste artigo reunimos algumas faculdades portuguesas, como também, cursos gratuitos disponíveis em 12 línguas diferentes!

O diploma do fim de curso também é pago. Conforme o curso em si e da instituição, o preço pode variar.

Em suma, aprender online está mesmo à distância de um simples clique! Ou seja, já não há mais desculpas para não aprender novas competências ou para se dedicar com mais conhecimento e entusiasmo a uma passatempo que adora.

Dica BLOGO – 1:

As MOOC também são uma realidade com conteúdos 100% nacionais. Por exemplo, a Universidade do Porto é a que tem registado mais inscrições, tendo o curso “Coma melhor, poupe mais” sido o mais popular até hoje. Nesse sentido, outras instituições universitárias nacionais como a Universidade Nova de Lisboa, ISCTE-IUL, Universidade Aveiro ou o Politécnico de Leiria também disponibilizam conteúdos para aprender online.

Dica BLOGO – 2:

Outra forma de aprender, mas que não lhe oferece certificação, é a consulta de toda a informação que hoje tem ao seu dispor, online. Existem muitos blogs, sites de notícias e plataformas de entretenimento que têm muita informação, sobre diversos assuntos. Quer aprender mais sobre os alimentos que podem influenciar o seu estado de saúde, exercícios para praticar indoor ou outdoor, como cuidar de sua casa ou como organizar e gerir o orçamento familiar? A pensar em si, nasceu o BLOGO da LOGO, que lhe permite dar informação sobre as dicas mais úteis para facilitar o seu quotidiano, de forma totalmente gratuita e em qualquer dispositivo.

Fontes:

Jornal Público – Aprendizagem online
Jornal Público – Cursos gratuitos online
Montepio
Nomadismo Digital
Notícias da Universidade do Porto

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida