Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Bicarbonato de Sódio: Como Usar este Produto Multiusos

8 Janeiro 2019
0 comentários

O bicarbonato de sódio é sobretudo conhecido como um ingrediente de cozinha. No entanto, para além de agente levedante (perfeito para algumas receitas de bolos), pode ser utilizado em muitas mais situações. Descubra neste artigo, algumas, que podem fazer a diferença no seu dia a dia.

O que é?

O bicarbonato de sódio é quimicamente classificado como um sal, uma vez que é altamente solúvel em água. Contudo, quando aquecido a mais de 50°C, começa a decompor-se em dióxido de carbono.

O bicarbonato de sódio que encontramos habitualmente para venda é indicado como sendo adequado para o uso alimentar. Não substituindo o fermento, funciona como levedante, devido à libertação de dióxido de carbono. Isto acontece principalmente quando em contacto com outro ingrediente com algum nível de acidez como o limão, iogurtes, vinagre, etc. Desta forma, as massas de bolo com bicarbonato de sódio tendem a ser fofas e altas.

Mas as utilidades do bicarbonato de sódio não se ficam pela culinária. Surpreendentemente, este pode ser um importante aliado na limpeza da sua casa, de roupa ou de calçado!

Bicarbonato de sódio para uma limpeza mais ecológica

O bicarbonato de sódio pode ser um importante aliado na limpeza da casa. Por ser um agente neutralizante, diminui a alcalinidade e acidez, além de manter o PH inalterado por mais tempo.

Assim, poderá utilizá-lo de várias formas e em vários elementos de limpeza na sua casa. Uma das formas mais habituais de usar o bicarbonato de sódio na casa é misturado com água e vinagre, colocando a mistura numa garrafa com spray. Funciona então como um eficaz agente de limpeza multiusos.

Para adicionar um odor agradável pode, por exemplo, deitar umas gotas de limão na solução. Além de ser uma solução de limpeza muito mais ecológica do que alguns produtos comercializados, que contêm compostos químicos reconhecidamente nocivos para o ambiente, é também, a longo prazo uma opção muito mais económica.

Retirar manchas e neutralizar odores

Um dos mais reconhecidos qualidades do bicarbonato de sódio é a eficácia na limpeza de manchas mais difíceis. Para as manchas mais difíceis na roupa, basta espalhar um pouco de bicarbonato de sódio, juntar um pouco de água e esfregar a zona durante um a dois minutos. Depois lave como habitualmente faz: verá a diferença!

O mesmo se aplica em tapetes, cobertores e cortinados. Até em manchas de óleo é reconhecida a eficácia do bicarbonato de sódio.

Limpar eletrodomésticos, incluindo o micro-ondas e o forno, o carro e neutralizar odores de sapatos são também outros dos usos indicados para o bicarbonato de sódio. Uma das melhores formas de, por exemplo, retirar o odor da tábua de corte de carne é precisamente através do bicarbonato de sódio: polvilhe por toda a tábua, deixe atuar uns minutos e depois lave. Sucesso garantido!

Lave os seus tupperwares e neutralize os odores. Poderá também utilizar o bicarbonato para desentupir o lava-loiças.

Não se iniba na hora de experimentar novas e eficazes formas de garantir a limpeza e higiene da sua casa. Use o bicarbonato de sódio, visto que este está ao seu alcance e lhe permite uma forma segura, eficaz, ecológica e económica de limpar, retirar manchas e eliminar odores.

Fontes:

RTP
E-konomista
Like3ZA
SAPO Lifestyle

Dica BLOGO:

O bicarbonato de sódio também é muito eficaz na recuperação e brilho dos seus utensílios de pratas ou prateados: deixe-os de molho em água, envoltos em papel-alumínio com bicarbonato de sódio. Voltará a ver o brilho inicial nos seus utensílios, como já nem se recordava de ver.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida