Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Ceia de Natal: Como Preparar a Noite para toda a Família

20 Dezembro 2018
0 comentários

O Natal está a chegar e com ele a celebração da época e, claro, a tão desejada ceia de Natal. Para muitos, é a refeição mais importante e festiva do ano. É o momento em que famílias e/ou amigos mais próximos se reúnem e celebram esta época festiva.

No entanto muitas vezes torna-se numa “dor de cabeça” organizar este evento para agradar a todos e dentro do orçamento, com alegria e sensibilidade pelos gostos de cada um. Eis algumas dicas para facilitar esta organização.

Decida e planeie com antecedência

Esta tende a ser uma época de stress e em que buscamos perfeição. Mas mais do que perfeito, o jantar de consoada pretende-se uma ocasião feliz e de boas memórias.

Para tal, comece por diminuir o grau de exigência. Se este ano está responsável de organizar o jantar para toda a família acredite que vai conseguir!

O primeiro passo a dar é planear com antecedência e pensar nas suas prioridades:

  • Consoada com um orçamento reduzido?
  • Ceia de natal tradicional?
  • Ou um jantar “diferente”?
  • Existem interesses ou regimes específicos para alguns convidados?

A partir do momento em que definir estes pontos de partida torna-se muito mais fácil organizar o resto da noite.

Após confirmar também o número esperado de pessoas, confirme elementos básicos, como verificar se tem louça e talheres suficientes.

Em seguida, comece a pensar na organização do jantar!

Uma noite à sua maneira, mas para agradar a todos

Chegou o momento de planear e aqui, recorrer à execução de listas é, fundamental. Comece por decidir as receitas que vai preparar e assim poder fazer a lista de ingredientes que vai precisar.

Se o seu ênfase está na contenção orçamental, não desespere. É possível ter uma ceia de Natal com abundância, fazendo escolhas mais económicas:

  • Pode optar por partes do bacalhau mais económicas do que o lombo e pota em vez de polvo;
  • Esteja muito atento às muitas promoções dos Super e Hipermercados, precisamente nos típicos ingredientes de receitas tradicionais de Natal. Para ter acesso a descontos exclusivos ou antes da sua chegada às lojas, subscreva as newsletters e ative as notificações das suas lojas favoritas, para receber novidades que de adaptam aos seus gostos e necessidades;
  • Aposte em marcas brancas, cujo preço é significativamente mais baixo do que os artigos de marca própria.

Lembre-se, também, que a larga maioria dos convidados tende a trazer alguma comida. Assim sendo, pergunte, com alguma antecedência, o que eles estão a pensar trazer para evitar comida repetida e consequente desperdício.

Pode até, pedir-lhes sugestões para o menu e que levem para o jantar de Natal, a sua receita de eleição ou pela qual são conhecidos. Enquanto promove a entreajuda e o conhecimento das tradições de cada um, está também a facilitar o seu “trabalho”.

A ceia de Natal na cozinha

Chegado o dia, a melhor forma de garantir que terá tudo pronto e dentro do horário previsto passa por, mais uma vez recorrer a uma lista e delegar tarefas.

Não se esqueça que pode sempre aproveitar o tempo entre cozinhados, para manter o seu espaço organizado e limpo, para mais tarde não ficar preso entre tachos e panelas e poder passar tempo com os seus convidados e a usufruir do evento que preparou.

Tenha visível (no frigorífico, por exemplo) uma lista com:

  • A lista de pratos que vai cozinhar, de acordo com o tempo de confeção;
  • A lista de bebidas que quer servir.

Certamente não estará sozinho em casa: delegue tarefas entre os restantes elementos da família! Não tem que fazer tudo, nem tem que estar sozinho. Afinal, o Natal é uma celebração da família.

Retire a pressão do momento e relembre-se que está a elaborar um jantar de ceia de Natal, que se pretende um jantar de convívio, amizade e amor, não a uma crítica gastronómica especializada.

Aposte nas receitas que conhece e que gosta, que certamente serão apreciadas por todos.

Tenha atenção se tem algum amigo ou familiar com regimes diferentes. Se algum dos convidados for vegetariano, por exemplo, e caso não saiba o que cozinhar, nada como falar com ele antecipadamente ou pesquisar um pouco sobre receitas vegetarianas para o Natal!

Ficará surpreendido pelas muitas opções e a pessoa em questão provavelmente vai também contribuir com informação. Portanto, não se iniba, nem assuma que não vai conseguir corresponder às diferentes preferências ou opções alimentares de cada uma.

Viva uma das noites mais festiva do ano com paz e amor, relaxe e siga as nossas dicas para ter uma ceia de Natal para recordar muitos anos e, quem sabe, repetir muitas mais vezes – caso assim o queira!

Fontes:

Saldo Positivo
Coca-Cola
SAPO Lifestyle

Dica BLOGO:

Dê o seu toque pessoal à noite. Faça a decoração a seu gosto, ou limite a decoração à árvore de Natal, se é essa a sua vontade. Não tem que necessariamente seguir as “regras” de consoadas em que esteve anteriormente presente, nem as que eram seguidas na casa dos seus pais. Se achar boa ideia sugerir um jogo em família, por exemplo, porque não? Dê um toque de originalidade, mantendo a ideia tradicional.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida