Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Contactless: o que é este símbolo no cartão multibanco?

7 Agosto 2018
0 comentários

Muitos cartões de débito e crédito têm o símbolo de contactless. Cada vez mais usado, mas que ainda levanta muitas dúvidas. Neste artigo explicamos-lhe o que significa:

O que é?

A funcionalidade “touch & pay” que, em português significa “toque & pague” já está inserida em muitos cartões de débito e crédito. O que esta funcionalidade permite é que pague mais rapidamente as suas compras abaixo dos 20 euros nos estabelecimentos comerciais que tenham o equipamento de cartões adaptado ao sistema.

Basta encostar o seu cartão ao terminal de pagamento multibanco e o pagamento fica realizado, sem necessitar de colocar o seu código PIN.

Prático

Não precisa de andar mais com moedas para realizar compras de baixo valor. Assim, de forma segura e conveniente, pode realizar os seus pagamentos com o seu cartão e de uma forma rápida!

Rápido

Pague num piscar de olhos: basta aproximar o seu cartão do terminal e está visto! Este sistema permite um pagamento mais rápido, visto que não precisa de inserir, esperar, retirar ou colocar o seu PIN.

Inovador

A ligação realizada entre o seu cartão contactless e o terminal de pagamento é realizada por radiofrequência. Para que a ligação e pagamento seja possível, o cartão e o terminal devem estar a uma distância máxima de 5 cm.
Durante o pagamento, a transmissão de dados é feita apenas unidirecionalmente. O que significa que o terminal de pagamento não terá acesso a informações confidenciais do cartão (como o PIN) ou a outros dados bancários.

A tecnologia contactless é, por isso, inovadora, tornando as transações muito mais seguras.

Pagar com contactless é seguro?

Sim! Antes de mais nada, é importante dizer que se utilizar com muita regularidade este sistema, poderá ser-lhe pedido ocasionalmente para inserir o PIN por uma questão de autenticação e segurança.

Segundo o Banco de Portugal, estes cartões aumentam o nível de segurança, pois o cartão não sai das mãos do titular e nenhum código é colocado em público.

Além disso, outro aspecto relevante no que diz respeito à segurança do sistema é a obrigatoriedade da confirmação. Ou seja, é sempre necessário que o titular confirme o valor da compra no próprio terminal de pagamento.

Igualmente, pagar com este sistema permite mais rapidez nas caixas, diminuindo a espera de pagamentos.

Fontes:

Contas Poupança
Saldo Positivo – CGD

Dica BLOGO:

Em suma, a funcionalidade contactless é segura e muito prática. Contudo, se se sente inseguro, pode entrar em contacto com o seu banco e desativar esta função do seu cartão.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida