Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Jardim no Inverno: Como Cuidar

18 Dezembro 2018
0 comentários

Os jardins e plantas conferem uma cor, beleza e cheiro únicos às nossas casas e uma envolvência que se traduz numa sensação de bem-estar. Mas com o tempo frio muitos se questionam como manter este cenário. Basta que siga algumas dicas simples e verá que não é assim tão difícil cuidar do jardim no inverno.

Proteger as plantas do frio

O frio é um dos maiores desafios para as plantas. Se as plantas estão em vasos, a solução é muito fácil: traga as plantas para dentro de casa ou coloque os vasos em zonas menos expostas ao frio.

Mas se o seu jardim está no terreno, seja em pátio, traseiras ou até em terraço, não desespere: poderá ainda assim conseguir cuidar do jardim no inverno! Em primeiro lugar, verifique o estado do solo:

  • Se o solo não estiver uniforme ou compacto é mais fácil o frio, ou até a neve, infiltrar-se e danificar as raízes;
  • Coloque uma camada de fertilizante orgânico, areia ou folhas e cubra também as próprias plantas (com um tecido velho, por exemplo), especialmente se houver condições meteorológicas mais severas, como neve ou geada.

Em suma, o que se pretende é manter o máximo de calor, possível, à volta do jardim. Se tiver disponibilidade para isso, o ideal até seria construir ou adquirir uma armação fria ou estufa, nomeadamente para as plantas mais sensíveis. Mas lembre-se, no entanto, de permitir a circulação de ar, nomeadamente durante o dia!

Regar ou não regar?

Poderá pensar que com o inverno não se torna necessário regar. Mas será mesmo assim?
Se o inverno for particularmente chuvoso não deve regar com frequência ou se a pluviosidade for acentuada nem se calhar precisará de o fazer.

No entanto, os invernos secos e frios têm sido bastante comuns, pelo que confiar no inverno como algo suficiente para manter as suas plantas hidratadas poderá ser um grande erro.

De notar também que se estiver prevista geada deverá regar as plantas antes, pois com o solo húmido a perda de calor é menor, pois a evaporação é mais lenta o que permite aquecer um pouco o ar à volta.

Não se esqueça então de:

  • Verifique as condições do solo;
  • Regue sempre que veja necessário (e de acordo com as plantas que tem);
  • Não regue em demasia o seu jardim. O excesso de humidade leva ao aparecimento de fungos, que, por sua vez, acabam por matar as plantas.

Flores de época ou para todo o ano?

Tenha em atenção que o período de vida de cada planta difere entre si. Existem plantas específicas de cada época e que morrem naturalmente, ou que perdem todas as suas folhas e todos os anos têm que ser replantadas.

Por outro lado, pode optar por plantas que tendem a ser mais resistentes. Existem plantas que duram ao longo do ano, com alguns cuidados como os já mencionados neste artigo.

Deixamos algumas sugestões de plantas que são conhecidas como resistentes ao frio. Estas são boas opções a ter, para facilitar o cuidado a ter com o jardim no inverno:

  • Amor-Perfeito
  • Camélia
  • Tulipa
  • Jasmim
  • Cravos
  • Azáleas

Seja em vasos ou num terreno, é possível cuidar do jardim no inverno e manter a beleza única e especial das plantas que temos.

Fontes:

Jardiland
O Meu jardim
Tudo Sobre Plantas

Dica BLOGO:

Tem vasos em casa? Nesse caso, aproveite o máximo possível a exposição à luz solar! Esta é habitualmente muito mais reduzida durante o tempo frio do que nos meses mais quentes e tem que ser aproveitada. Coloque os vasos junto a janelas, ou caso tenha na garagem ou sótão, debaixo de uma clarabóia.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida