Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Decoração de casa: como renovar a decoração sem gastar muito dinheiro

28 Fevereiro 2019
0 comentários

Mudar a decoração de casa ajuda não só a manter a casa mais acolhedora, mas também a aumentar a nossa energia e confiança quando estamos no nosso lar. Mas será que é possível renovar a decoração sem esvaziar a carteira?

Com o intuito de o ajudar nesse desafio, neste artigo irá encontrar dicas para decorar a sua casa sem gastar muito!

Determinar as suas prioridades

Em primeiro lugar, quando o objetivo é otimizar ao máximo um orçamento pequeno, é importante reservar algum tempo para se fazer algumas perguntas.

  • Em que divisões sente que quer mesmo apostar numa renovação?
  • Em que parte da casa se sente sufocado por um excesso de mobília ou objetos?

Começar a renovação da decoração da casa por uma divisão facilita a canalização do orçamento, mas também reduz o seu esforço e tempo investido da sua parte.

Olhe para a sua casa com um olhar diferente

Com as divisões escolhidas, convidamo-lo a olhar para esses espaços com um olhar diferente. Tente pensar fora da caixa. Em alguns casos, poderá até dar-lhes uma utilização e papel diferente!

Alterar a decoração de casa pode também, por exemplo, alterar a sala de estar para sala de jantar. Ou alterar um dos quartos para um escritório. Aproveite este momento para repensar também a organização da sua casa.

Destralhar antes de decorar

Para redescobrir o potencial de uma divisão, comece por limpar e destralhar. Deite fora objetos que estejam obsoletos ou desgastados como CDs, livros rasgados ou tapetes velhos. Tire e coloque de lado móveis que ocupam muito espaço como prateleiras ou mesas de suporte que não quer utilizar. Poderá, de seguida, dar-lhes uma segunda vida ou vendê-los e ainda ganhar algum dinheiro.

Guarde apenas objetos que sabe que terão utilidade – seja para venda, ou para reutilização. Deite fora tudo o que hoje não é útil e que sabe que serão coisas que ficarão a encher apenas gavetas ou prateleiras.

Começa a decoração de casa sem gastar muito dinheiro

Agora que tem apenas o que precisa e já tem uma ideia do que quer realizar nessa divisão, vamos começar a decoração de casa! Eis algumas dicas.

Sente que a divisão não tem luz?
Não precisa de pintar as quatro paredes de branco para dar mais luz, se calhar basta apenas uma parede!

Se as paredes já são brancas, pode optar por pintar uma das paredes com uma cor mais quente para dar mais luz e dinamismo à sala.

Se as paredes já forem coloridas, escolha um tom do mesmo intervalo de cores – um ou dois tons mais quentes. Pinte com uma cor mais quente a parede que está de frente para as janelas para otimizar o efeito luminoso da divisão.

Lembre-se: um balde de 2,5 litros de tinta pode cobrir cerca de 20m2.

Não quer pintar as paredes?
Pode optar pelos adesivos! Hoje encontram-se em muitas lojas de decoração e é impossível não encontrar um modelo ao seu gosto. Pode optar por uma citação, uma árvore, animais ou padrões barrocos. O efeito fica muito interessante sobretudo numa parede de cor neutra. São fáceis de instalar e de remover (alguns são até reposicionáveis) e são muito em conta!

Reutilizar a mobília
Lembra-se quando sugerimos que colocasse de parte a mobília que já não usa ou não gosta? Porque não dar uma vida nova aos móveis que já tem?

Se gosta da peça, com uma lixa e um balde de tinta pode dar uma vida nova à mobília. Mas, se não precisar mesmo dessa mobília, pode reaproveitar o objeto e dar-lhe uma utilidade diferente. Algumas ideias:

  • uma porta velha pode servir de tampo de mesa ou de cabeceira de cama;
  • gavetas de móveis podem ser reutilizadas como prateleiras;
  • escadotes dão fantásticos porta-toalhas.

Conclusão

O truque está em mudar a perspetiva que tem sobre os seus objetos e móveis. Por vezes, ao mudar apenas a mobília de sítio, a decoração de casa parece logo diferente!

Fontes:

Homify
Delas

Dica BLOGO:

A nossa casa e o seu recheio é de extrema importância – se não, não teríamos tanta necessidade de alterar a decoração para nos sentirmos bem em casa! Lembre-se em ter um seguro Casa que proteja não só as paredes, como também o seu recheio e objetos, como o seguro LOGO Casa Recheio.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida