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Voos Cancelados

Voos cancelados ou atrasados? Conheça os seus direitos.

29 Junho 2017
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Viajar de avião é um conforto ao qual é cada vez mais fácil aceder. No entanto, imprevistos podem acontecer. O que muitos não sabem é que, no caso de ter um voo cancelado ou atrasado, o viajante usufrui de vários direitos que pode pôr em prática.

A companhia aérea é o seu primeiro interlocutor.

Comprar bilhetes de avião através de agências de viagem ou sites de revenda é cada vez mais comum. Nestes últimos, é habitual encontrar até bilhetes mais económicos do que o custo normal.

Na ocorrência de um voo cancelado ou atrasado, existia uma ambiguidade entre quem tinha a responsabilidade – se seria a agência ou a companhia aérea. Assim, até há muito pouco tempo, era comum os passageiros perderem muito tempo a contactar ambas as partes.

Hoje, não existe essa necessidade. Na ocorrência de um cancelamento ou atraso do voo, cabe à companhia aérea entrar em contacto com os seus passageiros, seja qual for a fonte de compra do bilhete.

Esta decisão da Comissão de Justiça da União Europeia permite que os passageiros sejam avisados em caso de modificação do voo ou que possam contactar uma só entidade, facilitando a resolução de possíveis problemas ou imprevistos.

Prevenir é melhor que remediar.

Mesmo que não receba um aviso prévio da companhia área, podem existir voos cancelados ou atrasados à última hora. Para se sentir tranquilo e estar informado, acompanhe as notícias no dia sobre o seu voo: existem tempestades ou mau tempo? O estado do tempo, por exemplo, pode provocar atrasos nos voos.

A tecnologia também permite ajudá-lo a manter-se informado. Instale a aplicação oficial da companhia aérea pela qual vai viajar e acompanhe em tempo real o estado do voo.

Em caso de voos cancelados ou atrasados, a companhia aérea tende a atualizar imediatamente os seus canais de comunicação oficiais.

Voos cancelados ou atrasados: quais os seus direitos?

Os voos dentro da União Europeia (UE), com destino ou com saída da UE estão protegidos pelo regulamento e sistema de compensação da UE por recusa de embarque e atraso dos voos. Este sistema protege os passageiros em caso de recusa de embarque, voos cancelados e atrasos.

No que diz respeito a voos cancelados, o passageiro pode e deve pedir o reembolso do bilhete ou um voo para o primeiro ponto de partida ou para o destino final.

Até à resolução da situação, o passageiro tem direito a assistência nesse período. Essa assistência inclui alimentação e alojamento se tais forem necessários.

Para além disso, dependendo da distância do voo, podem também ser exigidas indemnizações entre os 250 euros e os 600 euros.

Se o voo estiver atrasado por duas horas ou mais, a companhia aérea deve reembolsar custos de alimentação e comunicação.

Na ocorrência de atrasos mais longos, o passageiro tem direito a alojamento gratuito ou o reembolso integral do bilhete.

Lembre-se: estes direitos são seus, quer tenha um bilhete low cost ou de primeira classe! Em caso de dúvida, contacte imediatamente a companhia aérea pela qual vai viajar.

Fontes:

Go Euro
EUR-Lex

Dica BLOGO:

Lembre-se de guardar todos os recibos de compras feitas durante o período em que está à espera do seu voo. Podem ser necessários para pedir reembolsos e indemnizações.

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