Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
casa

Faça um test drive da sua “futura” casa

13 Julho 2016
0 comentários

Este é um conceito que está a nascer em alguns países, ou seja, antes de se comprar uma casa, as pessoas podem lá pernoitar e decidir se aquele é realmente o espaço onde se sentem confortáveis. Enquanto esta moda não chega a Portugal, indicamos-lhe algumas pistas que podem ajudar a perceber se a sua escolha é a acertada:

Visite a casa algumas vezes em dias e horas diferentes

Quando se trata da sua futura casa, as visitas nunca são demais . Há pormenores de que apenas se irá aperceber depois de algumas visitas. A exposição ao sol, o isolamento térmico e acústico, o sossego da vizinhança são fatores muito importantes na tomada de decisão da compra de casa, mas que só são percetíveis comparando em diversos momentos.

A sua casa à sua imagem

Será pouco provável que encontre uma casa que seja 100% aquilo que deseja, mas, algumas alterações podem ser efetuadas . Faça-se acompanhar por um arquiteto ou mestre de obras e vá tomando notas das alterações que gostaria de ver feitas. Peça depois um orçamento e, em conjunto com o valor de aquisição do imóvel, reveja o investimento a ser feito.

Investigue o preço médio na zona

Faça uma pequena investigação ao preço médio por metro quadrado na zona e veja se está a pagar um preço justo. Procure também saber o potencial de valorização da zona de forma a entender se é um investimento seguro.

Fale com os seus futuros vizinhos

Tente perceber como é que os vizinhos se sentem a viver ali e se existem situações que possam vir a influenciar a sua decisão.

Passeios nas imediações

A zona onde escolher viver vai ser a sua zona de conforto, onde toma café, onde faz compras, onde passeia e convive. Dê umas voltas pela zona, veja se se sente seguro, se é um espaço tranquilo, se tem cafés, restaurantes, supermercados e tudo aquilo que mais valoriza.

Estude os percursos e horários dos transportes

Com uma nova casa, terá necessariamente que criar novos hábitos. Quer se desloque de carro, ou de transportes públicos, deve experimentar os tempos e percursos de ida e volta para o trabalho, escolas para os seus filhos (ou futuros) e outras atividades que considere relevantes. Veja se tudo isto se enquadra nas suas expectativas e se não sobrecarrega em demasia a sua vida.

Escolas e infantários

Se pensa em mudar também o local de estudo dos seus filhos, visite as escolas próximas. Perceba qual o nível de exigência das mesmas e se há vagas para os seus filhos.

A opinião de quem mais importa

Quem vai utilizar mais a casa? Quem o visita com mais regularidade? Junte familiares ou amigos e peça-lhes opinião. Não se esqueça que, além de ser o seu “cantinho” é também o local onde vai receber os que mais gosta, e é por isso importante que estes se sintam bem.

Dica BLOGO:

  • Provavelmente será o seu espaço para muitos anos da sua vida ou até, quem sabe, para toda a vida. Pondere muito bem todos os prós e contras e escolha aquela que será a casa que idealizou!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida