Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Feng Shui decoração para relaxar

Feng Shui: a técnica milenar chinesa que une decoração e relaxamento

15 Junho 2017
0 comentários

O Feng Shui é uma técnica com vários séculos de existência. O Feng Shui tem como objetivo a otimização do fluxo de energia (o Chi) através de uma reorganização do ambiente que nos rodeia.

Esta técnica é, portanto, uma combinação de decoração e organização do espaço que permite melhorar e a qualidade de vida das pessoas que vivem nesse mesmo ambiente.

Como funciona o Feng Shui?

O Feng Shui segue diferentes teorias chinesas. Contudo, é sobretudo na ideia da presença de duas forças opostas (o Yin e o Yang) em que esta técnica se baseia.

Estes dois princípios coexistem na natureza e são a causa da energia vital que nos rodeia e que está em nós. Assim como a acupuntura ou o Tai Chi melhoram o fluxo da energia no corpo, o Feng Shui visa também facilitar este movimento de energia num ambiente bem específico e familiar de todos nós: as nossas casas.

Decoração e organização da casa.

Para facilitar a circulação da energia ou Chi, é então necessário reorganizar o ambiente da sua casa. As regras do Feng Shui são muitas, mas fáceis de aplicar e de acompanhar. Já são várias as empresas e profissionais que destinam o seu trabalho unicamente à decoração de interiores baseando-se na técnica do Feng Shui.

Se não quiser contratar um profissional, pode sempre adaptar a sua casa de acordo com os princípios do Feng Shui seguindo algumas técnicas básicas.

Sala de Estar

A sala de estar deve ter duas portas. Uma porta deve estar perto da entrada da casa e a outra mais próxima dos quartos. Nenhum sofá ou cadeirão deve estar virado de costas para uma das portas ou para uma lareira (se existir). Estas duas noções têm como objetivo facilitar a circulação do Chi por toda a casa. Ao lado da televisão, coloque uma planta verde para absorver e eliminar as ondas negativas.

Cozinha

Na cozinha, nunca deve ficar de costas para a porta quando está a cozinhar ou a preparar alimentos na bancada. O fogão deve ficar localizado o mais afastado possível do lava-loiça ou do frigorífico, pois o fogo não deve estar perto da água.

Casa de Banho

Segundo os princípios do Feng Shui, a casa de banho é uma das divisões que emana mais energia. Para promover a circulação e fluxo de energia, a casa de banho deve estar o mais afastada possível da entrada da casa. Não deve também estar localizada ao fundo de um corredor.

Quarto

Nos quartos, a cama não deve estar diretamente à frente da porta. Não deve colocar tomadas elétricas em cima da cama. Televisões ou outros dispositivos eletrónicos não devem estar em frente da cama. Plantas ou aquários devem ser interditos nos quartos: o peixe e a água podem estimular em demasia o Chi, impedindo um sono reparador. A cama não deve estar também refletida num espelho, pois isso pode enviar ondas negativas que são produzidas pelo corpo durante o sono.

O Feng Shui é uma forma para aumentar o potencial da sua casa. Aproveite esta técnica para usufruir mais do seu lar e sentir-se mais relaxado e energético!

Fontes:

Feng Shui Portugal
SAPO Lifestyle
Personare

Dica BLOGO:

As técnicas de Feng Shui podem divergir consoante o número de pessoas que vivem em casa. A própria arquitetura e organização das divisões da casa podem influenciar estas técnicas. Não hesite em consultar especialistas e profissionais desta técnica para usufruir do Feng Shui na sua plenitude!

Outros artigos que lhe poderão interessar