Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Limpeza doméstica: 10 Dicas para uma casa arrumada e organizada

27 Maio 2016
0 comentários

A primavera chegou e com ela o sol e as temperaturas amenas, esta é a altura ideal para limpar e arrumar a casa profundamente. Junte a família e distribua tarefas, há trabalho para todos e volte a desfrutar a sua casa como a idealizou.

1) Adeus roupas de Inverno

Casacos, blusões, camisolas grossas, cobertores e edredons não vão ser necessários nos próximos tempos deve, por isso, lavá-los e arrumá-los. Compre sacos de vácuo que, para além de protegerem a roupa, poupam imenso espaço.

2) Limpeza que se vê

Janelas e estores, esta é a altura ideal para os limpar, agora que a chuva se foi embora. Para tal, vai precisar de ajuda, tire as janelas e lave-as de ambos os lados, aproveite para também limpar as caixilharias e os estores.

3) Armários e Madeiras

Para garantir a longevidade dos seus móveis deve aplicar pelo menos uma vez por ano cera nas madeiras. Tem várias escolhas no mercado, aproveite a altura da primavera para dar à sua mobília um aspeto novo.

4) Eletrodomésticos a brilhar

As marcas (deixadas pelas comidas fantásticas que fez) estão à vista, assim sendo invista um pouco de esforço na limpeza do fogão e forno. Nas zonas mais complicadas espalhe um pouco de sal grosso e borrife com vinagre, torna a tarefa bem mais simples. Aproveite, antes de ir às compras, para descongelar e limpar por completo o seu frigorífico. Reveja e limpe filtros das máquinas de roupa e loiça.

5) Talheres como novos

Coloque todos os talheres numa solução de água tépida com um pouco de bicarbonato de sódio e deixe a magia acontecer por 10 minutos. Passe-os por água morna e seque-os com um pano limpo e seco.

6) Carpetes e tapetes sem manchas

Com o calor que se faz sentir, não tem desculpa para não lavar e limpar carpetes e tapetes. Se a sua máquina de lavar é pequena, pode sempre utilizar a banheira ou recorrer a uma lavandaria.

7) Casa de banho e cozinha

A sujidade vai-se acumulando entre os azulejos e nos cantos das divisões? Use uma escova de dentes velha para limpar estas juntas, pondere o uso de silicone nas juntas mais sujeitas a humidade.

8) Sofás imaculados

A sujidade e manchas notam-se particularmente nos sofás. Aproveite o sol e lave as capas (se for caso disso) ou aconselhe-se junto do fabricante do mesmo sobre como as limpar. Se tem cães ou filhos pequenos, opte por usar umas capas para proteger o seu sofá.

9) Livros, CD’s, DVD’s e discos

Cada vez mais usamos tudo isto em formato digital, e os suportes físicos ficam a acumular pó nas prateleiras. Uma vez por ano deve retirar todos, limpá-los um a um e voltar a arrumar.

10) Parede e tetos

As paredes devem também levar uma demão de vez em quando. A sujidade, o pó, o fumo e as gorduras vão se acumulando nas paredes e tetos, dando um aspeto velho à casa. Aproveite esta altura para dar uma demão e quem sabe até mudar as cores da sua casa.

Fonte:

House Beautiful
Real Simple

Dica BLOGO:

  • convém substituir regularmente as esfregonas, os panos, as vassouras e os filtros de aspiradores. Com o uso, estes materiais, vão perdendo eficácia e ao mesmo tempo acumulando pó, odores e ácaros.

Outros artigos que lhe poderão interessar