Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
localização

Localização da sua casa nova – fatores a ter em conta

6 Setembro 2016
0 comentários

Quando se pensa em comprar uma nova casa, a localização é um fator determinante. E, se esta não é uma das suas principais preocupações, então deveria ser.
Tais condições como os acessos e transportes, vizinhança, equipamentos, serviços, infraestruturas e a valorização são primordiais. Para que a sua nova casa seja mesmo um bom negócio e um local onde se sinta feliz e seguro.

Acessos e transportes

Encontrou uma casa de sonho, com jardim, muito espaço e numa zona tranquila. Mas será mesmo assim? Tem transportes públicos perto? Se sim, os horários são compatíveis com os seus? Quanto tempo vai demorar a ir de casa para o emprego? E se for de carro, tem bons acessos? Portagens? Quanto vai gastar em combustível? Os familiares e amigos irão visitá-lo? A todas estas questões é importante analisar as suas respostas, assim saberá que está a tomar uma decisão ponderada e acertada.

Vizinhança

A segurança é também um fator importante, e muitas vezes deixado de lado. É necessário ter noção dos bairros mais problemáticos que possam circunscrever a sua casa, uma vez que pode interferir com a segurança dentro do seu próprio bairro. Outro ponto a ter em atenção, principalmente em bairros novos, tem a ver com o número de casas ainda vazias, ou por terminar. É certo que conseguirá um melhor preço comprando uma casa num bairro pouco povoado, mas a sensação de segurança também poderá não ser a melhor.

Equipamentos, serviços e infraestruturas

Em Portugal, as grandes cidades, devido à grande explosão imobiliária no final do século passado, sofreram da proliferação dos chamados “bairros dormitórios”. Estes novos bairros não passavam de um aglomerado de casas modernas, mas sem serviços e infraestruturas que apoiassem o seu desenvolvimento como bairro.

Nesse sentido, é importante ter em atenção os serviços que o bairro dispõe, tais como supermercados, cafés e restaurantes, escolas e infantários, ginásios, parques e espaços ao ar livre. O estudo da localização pode até albergar os espaços empresariais próximos.

Valorização

Ainda que esteja dentro do seu budget, é importante entender qual o potencial de valorização da sua nova casa. Todos os fatores que enumerámos em cima fornecem dados para que possa avaliar a sua casa e entender o potencial de valorização da mesma. Porque além de ser a sua casa, não deixa de ser um grande investimento que faz.

Outros fatores importantes para a valorização de uma casa estão relacionados com as condições da mesma. Se vai comprar uma casa numa zona com estacionamento complicado e se esta possui garagem, claro que valoriza. O mesmo se passa com obras de melhoramento que possa fazer, ao adquirir uma casa já com alguns anos, no centro da cidade, e ao recuperá-la estará a influenciar bastante o seu valor.

Fontes:

Imoeconometrics

Dica BLOGO:

  • Quer esteja a pensar adquirir uma casa nova ou uma casa já usada para a reabilitar, há apoios que podem ajudar no seu investimento. Informe-se junta da autarquia da sua área de residência e do Instituto de Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU)

Outros artigos que lhe poderão interessar