Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Férias de verão em casa

Como ocupar as crianças em casa durante as férias de verão.

29 Agosto 2017
0 comentários

O verão é muitas vezes sinónimo de descanso, mas com crianças em casa durante as férias de verão torna-se por vezes difícil conseguir ocupá-las.

Para o ajudar nesta tarefa, reunimos uma lista de atividades para fazer em casa ou no jardim, para que as crianças se possam divertir… e permitir que os adultos possam também aproveitar os dias em que não estão a trabalhar.

Criar uma lista de leituras de verão.

Se é importante ter tempo para brincar, ter tempo para ler ajuda a manter o ritmo de desenvolvimento intelectual e desenvolve a criatividade das crianças. Incentive as crianças a criar uma lista de livros que gostavam de ler e a escolher um período horário (podem ser apenas 10 ou 15 minutos por dia) para se dedicarem à leitura.

Quando terminarem de ler um livro, já têm uma atividade para fazer em conjunto: ir até à biblioteca local e requisitar o próximo !

Ir ao parque.

Tão importante quanto divertir-se em casa, é poder sair nas férias de verão. Ir até ao parque infantil da zona pode ser uma forma de distrair as crianças e não implica gastar dinheiro. Com sorte, a criança ainda encontra os amigos e podem, juntos, divertir-se e criar memórias inesquecíveis.

Criar os seus próprios brinquedos.

Com embalagens antigas, alguns tecidos e tintas, as crianças podem ter um dia verdadeiramente divertido! Desde criar telescópios, malas em papel, cordas de saltar, bonecos, carros em cartão, a originalidade e o material disponível ditam o limite.

Organizar um picnic de família.

O bom tempo e as férias de verão são sempre uma boa desculpa para reunir a família. Organize um picnic no parque com toda a família e amigos: as crianças vão adorar! Responsabilize as crianças por criarem os convites, fazerem uma lista de atividades a fazer com os primos e organizarem os brinquedos para o grande dia.

Organizar uma festa no jardim.

Atualmente as crianças estão demasiado habituadas a jogos e aparelhos eletrónicos. Organizar uma festa no jardim pode ser uma forma de as ocupar com atividades lúdicas, divertidas e diferentes das que estão habituadas.

Podem organizar diversos jogos, dependendo do número de crianças que estarão presentes e do espaço que têm disponível. Alguns exemplos de jogos que podem organizar no jardim são: a corrida de ovos, a corrida de sacos de batatas, o macaquinho chinês, lançar papagaios de papel, o jogo do elástico ou ainda o bingo. Lembra-se dos jogos que jogava em criança? Porque não ensinar um ou dois?

Organizar um dia dedicado ao cinema.

As crianças adoram desenhos animados e os filmes de animação são uma forma fácil de as ocupar. Organize um dia ou uma tarde na qual elas podem ver todos os filmes que quiserem! Determinem juntos a lista dos filmes e a ordem pela qual os vão ver, ponha várias almofadas no chão e prepare as pipocas e as bebidas. Desligue as luzes, feche as persianas e deixe a magia acontecer!

Gravar vídeos divertidos.

Crie recordações inesquecíveis destas férias de verão filmando ou fotografando. Não precisa obrigatoriamente de uma câmara de vídeo profissional: pode fazer estes vídeos com o seu telemóvel! Deixe as crianças ensaiarem uma música ou uma pequena peça de teatro e grave na hora da apresentação final. Os vídeos ficarão para a eternidade e as crianças estarão ocupadas durante todo o processo de criação e apresentação.

Aprender a cozinhar.

Organize um workshop culinário em casa e ensine as crianças a fazer algumas das suas receitas preferidas. Podem começar por receitas simples como limonada para o lanche da tarde ou gelados para a sobremesa. Depois, podem evoluir para bolachinhas, compotas ou até pizzas.

Organizar uma festa com os amigos.

Durante o período de férias de verão, as crianças podem sentir-se mais sozinhas ou sentir a falta dos amigos. Se tiver oportunidade, deixe as crianças organizarem uma festa temática.
As meninas podem gostar de organizar um “Spa Day”, para pintarem as unhas às amigas e fazerem massagens relaxantes umas às outras. Os meninos podem preferir um dia de piratas ou brincadeiras com Legos. Deixe-os dar largas à imaginação e oriente toda a organização. Verá como também se vai divertir

Fontes:

Family Education
Pinterest: Summer Activities

Dica BLOGO:

As férias de verão são um período de descanso por excelência. As crianças preferem certamente ter menos regras para cumprir. Dê-lhes liberdade para fazerem os seus programas preferidos… mas com alguns limites! Não deixe de organizar um calendário de atividades e crie algumas rotinas e horários.

Outros artigos que lhe poderão interessar