Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Como poupar nas festas de aniversário dos pequenos e graúdos

27 Novembro 2018
0 comentários

As festas de aniversário são ocasiões de celebração para mais tarde recordar, tanto para miúdos, como para graúdos. Neste artigo, deixamos-lhe algumas ideias e dicas de como pode poupar na festas de aniversário para que seja um dia recheado de boas memórias e de poucas preocupações.

Planear com antecedência

A melhor forma de poupar nas festas de aniversário é planeá-las com antecedência. Se o aniversário é dentro de uns meses, pode começar a poupar algum dinheiro já a pensar nessa despesa, para que não tenha que concentrar o gasto no rendimento de um só mês.

Defina um orçamento para a festa

  • Qual o valor máximo que poderá gastar para a festa?
  • Será possível gastar menos do que esse valor?
  • Quais são as despesas a incluir no orçamento? Espaço? Decoração? Comida? Animadores? Deslocação?
  • Qual será o número de convidados?

Planeie antecipadamente e com uma lista concreta, a festa. Seja um simples jantar entre amigos ou uma festa para crianças, o planeamento e organização vão permitir que consiga poupar na festa sem abdicar do que realmente quer.

Um dia especial, sem preocupações

Tendo definido os números com os quais poderá organizar a sua festa, comece desde logo a procurar o espaço para a festa de aniversário.

Local
Uma forma de poupar na festa e que está muito na moda, é organizar o seu dia em casa ou num espaço público. Se for na Primavera ou Verão, um piquenique num jardim, com espaço para as crianças brincarem é uma óptima opção!

Se quer alugar um espaço, lembre-se que é uma despesa acrescida e que quanto mais cedo decidir a data e local, mais manobra terá na negociação do preço final.

Pode ainda procurar na sua câmara municipal ou junta de freguesia se não existem escolas ou espaços de instituições de cariz social que aluguem, a um custo mais simpático, espaços de festas.

Decoração

  • Pode optar pelos sempre adorados balões… mas também pode fazer as suas próprias decorações! Uma forma de poupar nas festas é fazer você mesmo as decorações ou pedir a algum amigo/ familiar que as faça. Consulte sites como o Pinterest ou WikiHow para umas dicas.
  • Recortes, pinturas, algo simples e colorido, isso fará certamente a delícia de todos, crianças e graúdos. E permite-lhe entreter as crianças durante muito tempo, sem ser necessário vigiá-las constantemente.
  • Opte por artigos que possa usar todos os anos em vez de descartáveis. Opte por loiças de silicone ou inox ou, em alternativa, pratos e copos compostáveis, como os vendidos na loja ecológica Mind the Trash. Não perde tempo com a lavagem e ao mesmo tempo, não prejudica o ambiente.

Poupar nas festas sem abdicar da animação

A festa é apenas entre adultos? Nesse sentido, uma conversa entre todos deverá ser o suficiente para estarem animados e com boa disposição. Mas com crianças poderá ser necessário algo mais que sirva de entretenimento.

Existe, claro, a opção de contratar animadores e se for esta a sua escolha contacte mais do que uma opção e compare preços antes de avançar com uma reserva.

No entanto, se está determinado em poupar dinheiro na festa de aniversário seja criativo:

  • Coloque vários brinquedos à disposição;
  • Faça jogos, incluindo os jogos mais tradicionais, como corridas de sacos ou a roda das cadeiras. Se lhe faltar inspiração, pode sempre consultar listas de atividades em sites como TimeOut ou Pumpkin;
  • Tenha sempre música divertida a tocar! Pode criar as suas playlists personalizadas e sem esforço, em sites como Youtube, Spotify ou Playlist Online.

Acima de tudo lembre-se que é um dia para celebrar e não para preocupações com perfeição e stress.

Fontes:

Poupadinhos e Com Vales
E-konomista – Como poupar
E-konomista – Festas de aniversário
Montepio
Economias
Finanças

Dica BLOGO:

Uma boa forma de poupar dinheiro é pedir referências a amigos e familiares. Ou seja, pergunte quais os serviços que conhecem e qual é a relação qualidade-preço. Nesse sentido, até poderá conseguir contratar serviços onde terá direito a um desconto simbólico. Se não ficar esclarecido, pode sempre aderir a grupos de pais no Facebook que se revelam muito úteis.

Outros artigos que lhe poderão interessar