Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
imobiliária

Como procurar casa, imobiliária ou proprietário?

13 Julho 2016
0 comentários

Quem está à procura de casa já se deparou com esta questão e com anúncios que dizem “Só particulares, não aceito imobiliárias.” Respondendo à pergunta, se por um lado talvez consiga garantir um melhor preço negociando sem intermediários, por outro lado a constante procura e negociação, para além de desafiante, pode também tornar-se desgastante. No BLOGO, ajudamo-lo a tentar compreender o que será melhor para si:

A ideia do melhor preço

Sabemos que as imobiliárias cobram a sua comissão e, por norma, esta é incluída no valor que lhe é apresentado. Embora o poder de negociar seja aqui muito mais reduzido é provável que o preço indicado seja muito próximo do valor justo, pois a própria imobiliária faz a avaliação do imóvel e propõe um preço de venda ao proprietário. Negociando diretamente com o proprietário tem mais hipóteses de negociar o preço pois este não está preso a nenhuma
comissão a suportar.

Oferta vs. Procura

Quer pelas muitas redes de agências que existem, quer pela sua função, é provável que encontre a sua futura casa junto de uma imobiliária, pois têm uma grande oferta de imóveis em carteira. Mas se procura um imóvel nalgum local específico, numa rua em particular ou numa zona específica talvez o melhor seja mesmo passear pelas imediações, perguntar aos moradores se conhecem algum imóvel para venda ou arrendamento e estar atento aos sites de divulgação de imóveis.

O bom negócio

As boas oportunidades nem sempre surgem num primeiro contacto com um agente. Se já fez alguma visita com uma agência foi, com certeza, abordado por aquelas questões habituais: “Mas o que procura? Em que zona? Qual o estado? Qual o seu teto do investimento?” Além de esta ser uma forma de a agência lhe transmitir a utilidade do seu serviço, tem também o intuito de procurar o imóvel certo para si e, se tal não existir no momento, quando aparecer, provavelmente, receberá uma chamada do agente imobiliário.

Proprietários na internet

A internet é uma excelente montra para quem quer vender, comprar ou arrendar casas. Ossites de partilha de imóveis são bastantes e os proprietários conhecem-nos na perfeição uma vez que publicam os seus anúncios em mais do que um site, de forma a realizar o melhor negócio. Dê uma vista de olhos e se encontrar algo que seja do seu gosto não hesite em contactar. Há arrendamentos de casas (principalmente em zonas de forte densidade de estudantes) que são negociados em minutos.

Segurança

Aqui, como é óbvio a balança pende para as imobiliárias, pois estas oferecem-lhe segurança e fiabilidade transmitidas por uma marca que está no mercado, por outro lado, as imobiliárias têm um departamento jurídico que o poderá apoiar em todos os assuntos que necessitar de esclarecimentos. Caso negoceie com um particular, peça sempre a um advogado para rever todos os documentos.

Dica BLOGO:

  • Esteja atento às ofertas, tenha paciência, pondere todos os fatores durante o tempo que precisar, não se sinta pressionado e leia bem toda a documentação que assinar. A sua futura casa poderá estar mais perto do que pensa!

Outros artigos que lhe poderão interessar