Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
seguranca

Vá de férias e deixe a sua casa em segurança

14 Junho 2016
0 comentários

A tão desejada altura do ano está a chegar! Há vários meses que anda a planear as suas férias? Então garanta que nada lhe irá estragar esse momento, pois ir de férias implica deixar a casa desabitada por um período de tempo. Confira os pontos abaixo para que as suas férias sejam um verdadeiro descanso.

1) Deixe a ideia que há gente em casa

Peça a um vizinho, amigo ou familiar, que viva perto, para ir passando lá por casa. Ao abrir janelas, estores e cortinados transmite-se sempre a ideia que estão pessoas em casa, para além de a arejar.

2) Deixe tudo bem fechado

Se não se sente confortável em ter alguém em sua casa, certifique-se que esta fica bem fechada. Reveja uma, duas e três vezes se todas as janelas estão bem fechadas e trancadas, que os estores estão para baixo e que a porta fica bem trancada ao sair.

3) Desligue a eletricidade e feche a água

Para evitar problemas de maior feche a torneira de segurança da água e desligue o quadro de eletricidade.

4) Não “dê nas vistas”

Ao colocar as suas malas no carro evite dar muito nas vistas. Se tem garagem faça-o no interior desta. Se não tem, então, vá colocando as malas uma a uma, sem as concentrar na entrada da sua casa.

5) Avise a Polícia

Comunique à Polícia que vai de férias, dirija-se à esquadra da sua área de residência e peça um reforço de vigilância da sua rua. O programa “Operação Férias” prevê um reforço de patrulhamento por parte das forças de segurança na época de férias.

6) Recolha de correspondência

Peça a alguém para recolher o seu correio, uma caixa cheia é sinal de casa vazia. Se não conseguir garantir essa recolha pode sempre pedir aos CTT para suspender a entrega de correspondência por um período ou redirecionar para outra morada.

7) Joias bem guardadas

Guarde as suas joias, dinheiro e valores em local seguro ou pondere deixá-las em casa de familiares.

8) Modere a sua presença nas Redes Sociais

Evite expor a sua ausência nas redes sociais e, caso o faça, garanta que só partilha com os seus amigos mais próximos. Transmita esta preocupação aos restantes membros da família e em especial aos mais novos, a segurança de todos deve ser uma preocupação de cada um.

9) Segurança reforçada nas janelas

Em janelas de correr, coloque uma barra de ferro na calha, evitando assim a facilidade de abrir a janela. Coloque também um trinco nos estores.

10) Desligue a campainha

Se a sua campainha é muito ruidosa, deve também desligá-la, pode ser mais um motivo para perceberem que não há ninguém em casa.

11) Faça uma lista de tudo o que tem em casa

Faça um inventário dos objetos de maior valor com fotografias, números de série e faturas.

12) Segurança reforçada

Sistemas de segurança como alarmes e câmaras de vigilância podem, e devem ser também um recurso a incrementar na segurança da sua habitação.

Dica BLOGO:

  • O programa “Operação Férias” da PSP decorre entre 01 de julho e 15 de setembro, dirija-se à esquadra da sua residência e preencha o formulário, deve levar consigo um documento identificativo e comprovativo de morada.

Outros artigos que lhe poderão interessar