Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Aquecer o motor

Aquecer o Motor antes de Conduzir? Saiba a verdade!

4 Janeiro 2018
0 comentários

Conduzir durante os meses de frio pode, por vezes, não ser a experiência mais agradável…e aquecer o motor do veículo antes de iniciar a marcha pode criar problemas indesejáveis. Parece-lhe familiar? Neste artigo explicamos-lhe porque é que não deve aquecer o motor antes de conduzir o carro!

Consequências de aquecer o motor antes de conduzir

Aquecer o carro em ponto morto com temperaturas baixas não é só um desperdício de combustível; também é sinónimo de privar o motor de compostos essenciais para que funcione bem. Ao aquecer o motor de forma agressiva sem iniciar a marcha, um excesso de combustível é enviado para o motor sem necessidade, podendo levar a problemas graves nos cilindros e pistões.

Há uns anos era recomendado aquecer o motor antes de conduzir. Hoje, com o avanço tecnológico e com a implementação de motores mais modernos, tal já não é necessário. O pré-aquecimento do motor era aconselhado para fazer com que o óleo do motor aquecesse para lubrificar o motor. Nos motores mais recentes, essa subida de temperatura é feita bastante rápido, não sendo preciso aquecer o motor antes de iniciar a marcha.

O que deve fazer então?

A menos que se encontre num local com temperaturas inferiores a 40°C negativos, não precisa de se preocupar em aquecer o motor. Inicie a marcha normalmente, a uma velocidade moderada e acelerando com suavidade durante os cinco primeiros quilómetros.

Não acelere logo a fundo nos primeiros minutos da marcha; demasiada pressão no acelerador não só gasta muito combustível, como também produz mais fumo…e mais poluição. Assim sendo, inicie a condução com uma velocidade moderada, para que os fluidos de lubrificação e óleos atinjam uma temperatura ideal aos poucos.

Em caso de problema…

Sente que o seu carro demora a aquecer? Ou que a condução nos primeiros minutos está desconfortável? Durante muito tempo aqueceu o motor antes de iniciar a condução? Nesse caso, dirija-se a um mecânico. O motor pode ter algum problema, que pode ser uma consequência direta de ter pré-aquecido o motor durante tantos anos!
aquecer o motor

Fontes:

Observador
Circula Seguro

Dica BLOGO:

Ao mínimo problema ou imprevisto com o seu veículo, entre em contacto com uma oficina ou com o seu seguro automóvel.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida