Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
carpooling

Partilhe o seu carro com outras pessoas. A sua carteira agradece!

11 Dezembro 2015
0 comentários

Já pensou em partilhar um carro com outra pessoa e dividir os custos? O carpooling tem ajudado cada vez mais condutores a poupar e a preservar o ambiente.

É provável que em algum momento da sua vida (ou vários!), tenha partilhado um carro com amigos de forma a dividir os custos de uma viagem. O conceito de carpooling é exatamente esse, estendendo, no entanto, as boleias para além do seu círculo de amigos. Em troca de um valor monetário, ou simplesmente companhia, pré-estabelecido pelo condutor, um passageiro pode conseguir uma boleia para determinado destino. Os preços estabelecidos, naturalmente, são bastante competitivos em relação aos praticados pelos transportes públicos.

O conceito de carpooling está também associado à preservação do ambiente, uma vez que implica uma menor circulação de carros e, consequentemente, uma redução de emissões de gases poluentes. As relações amigáveis que se estabelecem entre condutores e passageiros também são muito valorizadas pelos praticantes de carpooling.

Neste momento, existem várias plataformas online que facilitam a prática de carpooling. Nesses sites de comunidade, qualquer pessoa que tenha um carro e lugares disponíveis para uma viagem, pode colocar um anúncio. A esse mesmo anúncio, pode, então, responder qualquer passageiro que necessite de uma boleia para o mesmo destino.

Por exemplo, muitos dos sites de carpooling oferecem um sistema de classificação de condutores. Se numa viagem for como passageiro, é aconselhável que analise as classificações anteriores do condutor.

As pessoas envolvidas neste tipo de comunidades procuram reduzir os custos de uma viagem, sendo que é muito importante ter em atenção a sua própria segurança. Assim, se for partilhar uma viagem, é aconselhável pedir os dados da pessoa com quem vai e partilhá-los junto de um amigo ou familiar, para que estes saibam com quem foi de boleia do local X para o local Y.

Em Portugal, algumas das plataformas de carpooling mais conhecidas são:

Dica BLOGO:

Procure, nos diferentes sites de carpooling, condutores que residam perto de si e cujo local de trabalho seja de caminho com o seu. Entre em contacto com ele mesmo que não esteja ativo no site há vários meses… talvez seja por falta de companhia!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida