Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
carro elétrico

Carro elétrico: vantagens e desvantagens

10 Dezembro 2015
0 comentários

Alguns apontam os carros elétricos como o futuro da indústria automóvel. Já pensou em optar por um veículo deste tipo?

Os carros elétricos representam uma alternativa aos tradicionais automóveis a combustível. A eles está associada uma imagem futurista e mais positiva, porque não emitem gases poluentes e requerem apenas eletricidade (que pode ser obtida através de energias renováveis), mas, por outro lado, muitas pessoas ainda os veem com alguma incerteza, em grande parte porque ainda constituem um segmento de mercado caro e desconhecido.

Conheça, em seguida, as vantagens e desvantagens dos veículos elétricos:

Vantagens

1) Não precisam de combustível

Como já é do conhecimento de muitos, uma das maiores vantagens dos carros elétricos é que estes não precisam de combustível, necessitando apenas de serem carregados com eletricidade.

2) Sem emissões

Ao contrário dos carros convencionais a combustível, os carros elétricos não poluem o ambiente com gases nocivos.

3) Benefícios fiscais

Os donos de carros elétricos estão isentos do pagamento do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC). Mais, a aquisição de veículos elétricos permite realizar deduções em sede de IRC. Para mais informações acerca dos benefícios fiscais decorrentes da compra e utilização de carros elétricos, clique aqui.

4) Manutenção

As despesas de manutenção dos carros elétricos são mais baixas em comparação com os “carros tradicionais”. Isto acontece, por exemplo, porque os carros elétricos não necessitam de lubrificação.

5) Reduzem a poluição sonora

Os carros elétricos são extremamente silenciosos comparativamente aos automóveis convencionais a combustível.

Desvantagens

1) São caros

Embora possam ser mais económicos a longo prazo, os carros elétricos são caros. Por constituírem um segmento de mercado recente e exigirem novas tecnologias no seu fabrico, os carros elétricos ainda têm um preço de mercado muito elevado em comparação com os automóveis a combustível líquido. Além disso, muitas marcas anunciam os preços dos seus veículos elétricos sem incluir o valor das baterias, que podem ser compradas à parte, tornando o valor final do carro mais elevado.

2) Pontos de recarga

Os postos de recarga de carros elétricos não são muito abundantes, apesar de existir uma rede especializada que cobre todo o território nacional, a rede MOBI.E.

3) Tempo de recarga

Um veículo elétrico demora entre 6 a 8 horas a ser carregado. Alguns chegam a poder ser carregados em cerca de 20-30 minutos. Ainda assim, o tempo de abastecimento é muito superior em comparação com um carro a combustível.

4) Substituição de baterias

Dependendo do tipo e do uso, a maioria das baterias de carros elétricos só dura entre 3 a 10 anos, exigindo, assim, substituições.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida