Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Conduzir à noite

Conduzir à noite: o que precisa de saber para conduzir com segurança.

28 Dezembro 2017
0 comentários

Conduzir à noite implica ter a atenção redobrada. Estudos revelam que há três vezes maior possibilidade de ocorrer um acidente rodoviário de maior gravidade à noite.
Se excluirmos comportamentos imprudentes por parte do condutor, os perigos de conduzir à noite resumem-se ao facto da visão ser afetada com a redução da luminosidade, provocando alterações no reconhecimento de cor, perceção de profundidade, visão periférica e tempo de resposta/reação.
Neste artigo sugerimos algumas medidas para que possa conduzir à noite em segurança e evitar acidentes.

Iluminação do veículo

Há faróis, mesmo de origem, que vêm desalinhados ou que apontam demasiado para baixo quando comparado com o que seria necessário a nível de segurança. Certifique-se regularmente de que os faróis do seu veículo estão limpos e alinhados e que não encandeiam o trânsito da via oposta.

Mantenha os espelhos e pára-brisas limpos.

Quando as luzes refletem nos vidros e/ou espelhos podem refletir a sujidade e afetar ainda mais a já reduzida visibilidade. Verifique sempre, sobretudo se for conduzir à noite, se os seus espelhos e pára-brisas se encontram limpos e sem pó.

Reduza a velocidade e aumente a distância de segurança.

A fraca visibilidade noturna contribui para que seja necessário um menor tempo de reação a um potencial obstáculo que surja na estrada. Mantenha sempre uma distância de segurança – até maior durante a noite – em relação ao veículo da frente, e mantenha uma velocidade responsável.

Evite a fadiga.

A sonolência reduz os reflexos e consequentemente aumenta o risco de acidente. À primeira manifestação de sonolência, faça uma paragem numa área de serviço para caminhar um pouco. Se vir que não é o suficiente para despertar, é preferível dormir algum tempo para depois retomar a sua viagem. Em longas viagem é aconselhável parar a cada duas horas.

Não consuma bebidas alcoólicas

Apesar de ser velho, o conselho “se conduzir, não beba” nunca deve ser menosprezado. Deve ter em consideração que tanto o consumo de álcool, como a visão noturna afetam fortemente a nossa rapidez de reação e combinados, aumentam exponencialmente a possibilidade de acidente.

Se conduzir à noite deve ter em atenção que a fraca visibilidade e a falta de luz natural afetam o tempo de reação do condutor em cerca de 90%. Assuma uma postura prudente e tenha atenção aos aspetos que referimos neste artigo, para assim reduzir a probabilidade de acidente.

Fontes:

Popular Mechanics
Blogue da Iveco
Circula Seguro

Dica BLOGO:

Se usa óculos convém manter a sua utilização quando conduz. Se não utiliza, é recomendado que efetue um exame à visão com alguma periodicidade. Dependendo da sua faixa etária, a periodicidade deverá ser maior ou menor:

Até aos 40 anos – Exame a cada 3 anos
Dos 41 aos 60 anos – Exames a cada 2 anos
Acima dos 60 anos – Exames anuais

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida