Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
conduzir carro automático

Conduzir um carro automático com confiança: o que deve saber.

3 Agosto 2017
0 comentários

Conduzir um carro automático na Europa tem se tornado cada vez mais normal. Durante muito tempo, eram conhecidos como “os carros da América do Norte”. Hoje, já se veem carros de caixa automática à venda em stands europeus e a serem conduzidos até em estradas portuguesas. Vai precisar de conduzir um carro automático durante uma viagem? Ou tem curiosidade em saber as diferenças entre uma caixa manual e uma automática? Este artigo é para si.

Caixa automática: como funciona.

Ao conduzir um carro automático, o condutor não vai precisar de alterar as mudanças. O carro irá fazer essa mudança de forma automática, avaliando as alterações de mudanças necessárias em função da pressão que o condutor exerce no acelerador.

Conduzir um carro automático: cuidado com o seu pé esquerdo!

Ao entrar pela primeira vez num carro automático, irá notar uma grande diferença. Em vez dos três pedais habituais num carro manual, aqui só terá dois! O acelerador e o travão são os únicos pedais num carro automático, não havendo portanto o pedal da embraiagem.
Isso faz com que o pé esquerdo do condutor não seja necessário para conduzir. Esta é uma das maiores mudanças para quem vai conduzir um carro automático.

Assim, tenha especial atenção a esta grande mudança de forma a conduzir sempre de forma segura!

Comando das mudanças: como funciona?

Num carro automático, o comando das mudanças deixa de ter as indicações 1, 2, 3, 4 e R. Numa caixa automática, o comando tem quatro letras: P, R, N e D.

infografia mudanças automáticas

O que significam? É simples:
• O P é a inicial de Park. Corresponde ao estado de quando o carro está imobilizado.
• O R é de Reverse, que é o estado para marcha atrás.
• O N é de Neutral. Como o próprio nome indica é o estado “neutro” do veículo, ou seja o ponto morto.
• Por fim, o D é de Drive, que corresponde ao estado de condução normal.

Como iniciar a marcha?

Para começar a conduzir um carro automático, confirme que o travão de mão está bem preso. O comando das mudanças deve também estar em P ou em N. Ligue o carro e carregue a fundo no pedal do travão. Coloque o comando das mudanças no D (para seguir em frente) ou em R (marcha atrás). Baixe o travão de mão e levante devagar o pé do travão. O carro começar a avançar e poderá aí conduzir e carregar no acelerador.

Como parar o carro?

Como não tem embraiagem, evite colocar o pé esquerdo demasiado próximo do pedal do travão. Isto porque pode provocar que trave involuntariamente o carro. Para parar ou imobilizar o veículo, basta colocar o comando das mudanças nas posição P ou R.

Como estacionar?

Para deixar o carro estacionado, basta colocar o comando na posição P e puxar o travão de mão. Nesta posição, a caixa de mudanças e as rodas motoras estão bloqueadas.

Conduzir um carro automático é fazer uma condução que deve ser igualmente cautelosa e atenta. Não terá que se preocupar com as mudanças, sendo que estas são feitas automaticamente à medida que acelera e trava. Apesar das diferenças, bastam algumas horas de prática para que um condutor de “carro manual” se habitue a um automático. Boa condução!

Fontes:

Circula Seguro
E-konomista
Wiki How

Dica BLOGO:

Conduzir um carro automático pode ser algo que vai ter que fazer se viajar para países como os Estados Unidos ou o Canadá. No entanto, bastam alguns minutos de prática para um condutor se habituar. Para além destes conhecimentos básicos da caixa automática, deve também informar-se sobre possíveis mudanças no código de estrada do país para onde vai viajar para evitar problemas, multas ou acidentes.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida