Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Embraiagem dura

Embraiagem dura: o que fazer nesta situação?

16 Maio 2017
0 comentários

Se sente a embraiagem do seu carro dura, isso pode ser sinal de que precisa de fazer uma revisão urgente. Num automóvel com transmissão (caixa) manual, a embraiagem é a responsável por transmitir a potência do motor à transmissão e de interromper essa mesma ligação.

Teoricamente, o tempo de vida da embraiagem pode exceder os 150 mil quilómetros, mas esse tempo de vida depende da utilização que faz do seu carro. Se conduz muito em cidades, irá precisar de utilizar mais vezes a embraiagem, diminuindo assim a sua durabilidade.

Quando é que devo mudar a embraiagem?

Os “sintomas” de que uma embraiagem está gasta são inconfundíveis:

• A embraiagem dura é um dos sintomas mais notáveis;
• As mudanças são difíceis de mudar, sobretudo se o carro ainda estiver frio;
• Sente uma perda de mudança sobretudo em subidas.

Perante estes sintomas, torna-se indispensável que vá a uma oficina ou mecânico para proceder a uma avaliação da embraiagem. Caso verifiquem que a embraiagem está dura e gasta, será preciso mudar uma ou várias peças, o que pode significar uma despesa de centenas de euros.

Como evitar a embraiagem dura

Para atrasar ao máximo a mudança da embraiagem, é necessário que cuide desta todos os dias. Evitar uma embraiagem dura significa tentar ao máximo não desgastá-la. Com algumas práticas diárias, poderá cuidar melhor do seu veículo e evitar despesas avultadas:

• Evite ter o pé parado em cima do pedal: o descanso constante na embreagem provoca o seu aquecimento e desgaste prematuro;
• Utilize a embraiagem só quando for para mudar de mudança;
• Privilegie, sobretudo em subidas, o uso do travão de mão;
• Evitar largar o pedal da embraiagem de forma demasiado abrupta;
• Não arranque com outra mudança colocada para além da primeira;
• Se começar a sentir a embraiagem dura, nem que seja ligeiramente, dirija-se imediatamente a uma oficina.

A embraiagem dura é, infelizmente, um sinal de possíveis despesas. Contudo, aplicando algumas técnicas e cuidados quotidianos, pode evitar ou remeter essa despesa para um futuro menos próximo e ter uma condução mais saudável!

Fontes:

E-konomista
Embreagem Fácil
André Ferreira – Serviços Mecânicos

Dica BLOGO:

Uma forma de evitar a embraiagem dura, é manter em dia procedimentos como revisões e manutenções regulares ao seu veículo. Mesmo que não tenha nenhum problema, dirija-se regularmente a uma oficina para colocar óleo ou fazer uma revisão de algum desgaste. Assim, pode evitar muitas despesas mais tarde!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida