Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Manutenção regular do veículo

Manutenção regular do veículo: o que deve ter em conta.

3 Outubro 2017
0 comentários

Fazer uma manutenção regular do veículo e verificar alguns aspectos de forma regular permite não só manter o seu estado de conservação, como também retardar o seu desgaste natural. Muitas pessoas fazem a manutenção do veículo apenas quando este apresenta algum problema ou na altura da inspeção anual.

Verificar regularmente alguns aspetos do seu veículo pode ajudar a prevenir vários problemas – e assim, também economizar em reparações. Neste artigo, apresentamos uma checklist de passos que deve seguir e detalhes a ter em conta para fazer uma manutenção regular do seu veículo.

A verificar todos os meses:

Nível do óleo

Verifique se não existem fugas ao nível do óleo e verifique uma vez por mês os níveis de óleo. Se o nível estiver em baixo, adicione óleo que pode ser adquirido em qualquer loja de produtos automóveis ou postos de gasolina.

O óleo do motor é essencial para lubrificar o motor, para evitar o seu desgaste e para manter a temperatura do motor. Ter os níveis de óleo abaixo do recomendado pode levar ao aquecimento do motor, ao aumento do consumo de combustível e a problemas mecânicos graves.

Cintos

Verifique com regularidade – todos os meses – o estado de todos os cintos de segurança do veículo. Quando estes apresentarem sinais de desgaste, substitua-os o mais rapidamente possível. Os cintos de segurança são importantes para garantir a segurança e o conforto de todos os passageiros, sendo essencial que estejam em bom estado.

Líquido refrigerador ou anticongelante

Verifique mensalmente o nível de líquido no radiador. Se este apresentar um nível abaixo do recomendado, adicione de imediato líquido! A falta de líquido refrigerador ou anticongelante ou a existência de fugas podem levar ao sobreaquecimento e à corrosão do motor.

Filtro de ar do motor

Substitua o filtro de ar do motor sempre que este estiver sujo ou a cada 10000 quilómetros. O filtro de ar do motor é responsável por filtrar a entrada de impurezas no motor. Caso já esteja em sobrecarga, isso provoca um maior consumo de combustível e perda de potência das rotações.

Pneus

Os pneus devem ser verificados uma vez por mês e sempre que for fazer uma grande viagem. Certifique-se de que não existem furos, danos, desgaste desigual ou que não apresentam níveis de pressão abaixo do recomendado pelo fabricante do seu veículo. Manter os pneus em bom estado é fundamental para assegurar a segurança do veículo e evitar acidentes.

A verificar a cada 3 meses:

Filtro de óleo

O filtro de óleo deve ser substituído a cada 5000 quilómetros ou conforme a recomendação do fabricante. O filtro de óleo evita que peças como pistões, anéis, válvulas, entre outras sejam danificadas por partículas de metal oriundas do combustível. A não manutenção desta peça ou a manutenção não atempada pode contribuir para o desgaste e danificação das peças referidas e de outros componente metálicos.

Líquido do pára-brisas

Verifique a cada 3 meses o líquido do pára-brisas e de forma regular sobretudo em períodos de muita utilização, como no inverno. Adicione água ou líquido para pára-brisas, se este mostrar níveis reduzidos.

É essencial que o pára-brisas tenha líquido em quantidade suficiente para evitar que as escovas risquem e danifiquem o vidro frontal.

Óleo da transmissão

A falta de óleo na transmissão faz com que a transmissão não funcione corretamente. Sendo este óleo responsável por dispersar o calor excessivo da transmissão, uma falta de manutenção regular no veículo no qual se verifique este nível pode levar a graves problemas durante a condução.

Terminais e cabos da bateria

A cada três meses é recomendado que verifique os terminais e os cabos da bateria. Caso os terminais apresentem sinais de corrosão, limpe-os com uma escova de aço e caso estejam danificados substitua-os de imediato.

Luzes

Lembre-se de fazer uma manutenção regular do veículo no qual testa todas as luzes traseiras, frontais e laterais. Se tiver luzes fundidas ou a funcionar de forma intermitente, tal situação pode provocar um acidente ou uma interrupção da condução por falta de visibilidade. Para além desta manutenção regular do veículo, assegure-se também que tem sempre no carro luzes de substituição.

A verificar a cada 6 meses:

Escova pára-brisas

As escovas pára-brisas devem ser substituídas, normalmente, a cada 6 meses ou sempre que apresentarem desgaste. Sendo utilizadas para eliminar o excesso de água do vidro frontal, verifique o bom estado das escovas sobretudo antes da época de maior chuva.

Buzina

Muitas vezes esquecida durante uma manutenção regular do veículo, a buzina deve ser testada de vez em quando para garantir que funciona. Mesmo que não a utilize no quotidiano, a buzina pode servir e ajudar muito em casos de perigo.

Travões

Os travões são o que garante a sua segurança e a de outros em caso de acidente. Garanta que funcionam bem e que não apresentam sinais de desgaste. Tenha especial atenção às pastilhas dos travões, que devem ser verificadas pelo menos duas vezes por ano.

Pneu Suplente

Durante a manutenção regular do veículo, verifique se o pneu suplente está bem cheio. Só precisará de utilizar este pneu caso tenha algum problema durante a viagem, como um furo ou vazamento. No entanto, é essencial que este esteja em boas condições se for necessário usá-lo. Esta verificação tem ainda mais importância em caso de viagens longas de carro.

Sistema de escape

Certifique-se que o sistema de escape do veículo não tem ferrugem, desgaste ou peças soltas. O sistema de escape é responsável por evacuar os gases gerados pelo combustível e diminuir o ruído gerado no motor. A falta de manutenção pode comprometer o conforto dos passageiros e poluir o meio ambiente.

Amortecedores

Os amortecedores asseguram a aderência correta entre os pneus e a estrada. Garantem uma resposta eficaz em caso de buracos, curvas, travagens ou vento lateral. É essencial que faça uma manutenção regular do veículo no qual verifique se não existe uma infiltração de óleo ou desgaste nos amortecedores.

 

manutenção do veículo infografia

Fazer uma manutenção regular do veículo ajuda a prolongar a vida útil de cada peça e do veículo como um todo. Em caso de dúvida durante esta manutenção regular, não hesite em dirigir-se a uma garagem ou centro automóvel especializado para questionar um profissional. Não há nada melhor do que prevenir um problema mecânico, evitando valores altíssimos em reparações!

Fontes:

Buzzfeed
UmComo
PeçaPeças

Dica BLOGO:

Mantenha consigo esta checklist de manutenção regular do veículo e reserve antecipadamente tempo para se dedicar a esta tarefa. Poderá fazê-lo sozinho ou pedindo ajuda a um mecânico.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida