Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Carro

A não esquecer: Cuidados a ter com o seu carro em 2018!

1 Fevereiro 2018
0 comentários

Fazer uma manutenção preventiva ao seu carro pode levar a muitas poupanças. Comece este novo ano com pequenos gestos e cuidados no seu automóvel. Neste artigo, relembramos alguns cuidados de manutenção a ter em atenção, mas também obrigações como inspeções ou selos que deve respeitar para conduzir sempre dentro da legalidade e segurança.

Inspeções

Se o seu carro tiver menos de quatro anos (data da primeira matrícula), não precisa de se preocupar com a inspeção este ano. A primeira inspeção periódica de um veículo deve ser feita quatros anos após a primeira matrícula.

Depois dessa primeira inspeção, deverá fazer outra inspeção de dois em dois anos, até perfazerem oito anos. Aí, as inspeções passam a ser anuais.

A nível de prazos, o prazo limite para as inspeções é o dia e o mês da matrícula. Assim sendo, se a matrícula do seu carro tiver sido produzida a 10 de março de 2010, deverá marcar a sua inspeção anual até ao dia 10 de março de 2018.

Para evitar que o seu carro seja chumbado, é essencial que tenha cuidados de manutenção preventivos antes e durante o resto do ano. Continue a ler!

Manutenções Preventivas

Mesmo que não seja mecânico, existem pequenas coisas que pode fazer de forma muito fácil e que podem evitar visitas dispendiosas à oficina.

Uma forma de se familiarizar com o seu veículo é lendo ou consultando o manual do carro. Aí vai encontrar as especificações do automóvel, as caraterísticas e funcionalidades técnicas, mas também as instruções de manutenção e revisão recomendadas pelo fabricante.

Alguns passos básicos que deve ter em conta de forma regular são:

  • Confirmar regularmente a pressão dos pneus, sobretudo entre estações e mudanças de temperatura;
  • Mudança de óleo, sobretudo no verão para evitar o sobreaquecimento do motor;
  • Substituir os limpa para-brisas em caso de desgaste;
  • Confirmar regularmente o nível de água do motor, o nível de arrefecimento e o líquido para-brisas.

Infografia carro

Limpeza

Manter o seu carro limpo é também uma forma de cuidar e preservá-lo. Se quer que a pintura do seu automóvel esteja sempre brilhante, é importante que tenha o seu carro sempre limpo. Isso não só permite conservar a cor, como também evita que o metal e a pintura ganhem ferrugem.

Aproveite também o início do novo ano para limpar e arrumar o seu carro por dentro. Faça uma triagem de documentos e objetos que possa ter na bagageira, no porta-luvas e nas portas. Talvez encontre objetos que tenha dado como perdidos!

Fontes:

Pinimg – Infografia
Circula Seguro
ControlAuto

Dica BLOGO:

A manutenção preventiva pode evitar problemas graves no automóvel ou chumbos na inspeção. Mantenha-se atento a qualquer sinal que o carro dê e atue rapidamente em caso de avaria. Não se esqueça, ainda, de que já não é obrigatório por lei colocar a Vinheta da Inspeção Periódica no vidro do seu carro. No entanto, circular ou estacionar na via pública sem ter afixada a Vinheta do Seguro bem visível pode reservar-lhe uma multa!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida