Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
Moto no inverno

Andar de moto no Inverno: o que precisa de saber!

9 Janeiro 2018
0 comentários

As temperaturas frias não precisam de ser inimigas de um passeio de moto! Neste artigo damos-lhe algumas dicas e conselhos para andar de moto no Inverno com conforto e segurança.

Andar de moto no Inverno.

O frio e a humidade são duas das principais barreiras dos motards durante o inverno. Contudo, não precisam de ser sinónimo de arrumar a moto na garagem! Com roupa e acessórios adequados, e tendo em atenção alguns fatores físicos essenciais, é possível continuar a usufruir da moto durante os meses mais frios do ano.

Antes de pensar no frio e nos graus Celsius, é importante saber que a perceção do frio varia não apenas pela temperatura, mas também da velocidade durante a condução. Esta relação direta entre a velocidade e o frio sentido durante a condução, é estabelecido cientificamente através do Índice de resfriamento (ou Wind Chill).

Se a temperatura exterior é de 7°C, essa temperatura pode descer a -3°C se estiver a fazer uma condução de 90km/h. O primeiro conselho para estar confortável enquanto anda de moto no inverno é, portanto, conduzir a uma velocidade moderada. Não só isso permite ter menos frio, como também leva a uma condução mais segura, sobretudo em momentos em que a aderência à estrada e a visibilidade são reduzidas.

Cuidados a ter com a alimentação.

Parece estranho estar a falar de alimentação quando o tema é andar de moto. Mas acredite: ambas estão relacionadas! Exposto ao frio, o corpo queima mais calorias, pois precisa de produzir mais calor. Assim sendo, as necessidades de energia são também maiores.

Manter uma alimentação adaptada, equilibrada e com um índice um pouco mais elevado em energia é recomendado a quem anda de moto no inverno. Inclua na sua dieta massas, alimentos ricos em proteína como carne, peixe, ovos e lacticínios e claro, muita fruta e legumes.

A roupa e equipamentos necessários.

Se mora e conduz num local com muito vento e frio, redobre os cuidados com a cabeça. Para além do capacete, se tiver frio, pode comprar uma máscara facial. Se é a primeira vez que compra uma, não se esqueça de a experimentar em casa antes, com o capacete e testando vários movimentos para garantir que não prejudica a visão durante a condução.

Na altura de escolher a roupa, opte por um blusão-parka impermeável e que seja confortável. Encontrará várias opções de casacos adaptados à condução de moto. Escolha um que tenha proteções integradas em caso de queda em zonas estratégicas como os cotovelos e os ombros.

Complete o outfit com umas calças impermeáveis que tenham igualmente proteções nos joelhos. Tanto o casaco como as calças podem ser colocadas por cima da sua roupa de dia-a-dia. Assim chegará seco e apresentável ao seu local de trabalho!

Ter um capacete pronto para os desafios de visibilidade no inverno é essencial! Para além disso, adquira também umas luvas e umas boas botas antiderrapantes. Não quer comprar uns sapatos específicos para andar de moto? Pode optar apenas por umas capas antiderrapantes que se colocam em qualquer tipo de sapato.

Fontes:

Andar de Moto
Moto Clube

Dica BLOGO:

No Inverno, para além dos cuidados práticos relacionados com a roupa e saúde, redobre também os cuidados na estrada. Mantenha uma distância de segurança com os outros veículos e tenha cuidado com os peões que estão nos passeios, sobretudo quando passar perto deles.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida