Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
viagem de moto

Viagem de moto: os melhores roteiros para viagens de verão.

31 Agosto 2017
0 comentários

Localizado no extremo oeste da Europa, Portugal é um país que reúne uma grande diversidade de paisagens e cenários perfeitos para uma viagem de moto. Das belas praias da costa, às aldeias encantadoras do interior, passando pelos parques naturais, às cidades cosmopolitas, aos rios e às serras, há uma enorme variedade de património natural e cultural a explorar. E o bom tempo que se faz sentir no Verão convida a belos passeios com os cabelos ao vento.

Fizemos uma seleção dos melhores roteiros de verão para uma viagem de moto. Prepare a mala, convide os amigos e usufrua de momentos únicos pelos caminhos de Portugal.

Norte de Portugal

Roteiro do Rio Douro

O Norte de Portugal é famoso pelo turismo rural e pela vinicultura e nada melhor do que começar a viagem por uma cidade cuja história está tão ligada ao vinho do Porto como o Peso da Régua. Aqui poderá visitar a Casa do Douro, para conhecer a história do vinho da região e o Miradouro de São Lourenço, para apreciar a beleza da região a 530 metros de altura.

Continue a viagem de moto em direção à foz do Douro, no Porto, aproveitando a Estrada Nacional 222 que já foi considerada a melhor estrada do mundo para conduzir e que lhe permite viajar junto à margem do rio Douro. Deixe-se encantar pela beleza da cidade do Porto e aproveite para visitar as caves do Vinho do Porto e participar em provas de degustação.

Vila Real

A cidade de Chaves, fortemente marcada pela cultura pré-histórica, é um excelente ponto de partida para uma viagem de moto por terras transmontanas. Deslumbre-se com a história e cultura deste povo do Alto Tâmega e siga viagem em direção ao Parque Natural Peneda-Gerês, o único parque nacional português, rico em biodiversidade e com paisagens idílicas. O Parque Natural Peneda-Gerês é um lugar querido para muitos pelas suas lagoas de água cristalinas.

Centro de Portugal

Aveiro

Aveiro, também habitualmente designada de Veneza portuguesa devido aos seus canais, pode também ser o sítio ideal para uma viagem de moto. O centro da cidade é marcado pela presença de canais, que permite viagens mágicas embaladas pelas cores dos barcos Moliceiros e dos edifícios da Arte Nova de Portugal. É também aqui que poderá provar os famosos ovos moles.

Mas fora da cidade tem também muito que explorar. Os amantes da natureza têm como paragem obrigatória a Reserva Natural das Dunas de São Francisco, marcada por uma grande biodiversidade, que conjuga pequenos bosques, areais e lagoas com o chapim-real, o guincho e o pato-marinho.

Coimbra – Figueira da Foz

Conhecida como a cidade dos estudantes ou cidade universitária, Coimbra pode ser um ponto de partida interessante para uma viagem de moto pelo centro de Portugal. Comece por explorar esta cidade com tanto para oferecer e não se esqueça de parar no Largo da Rainha Santa, que oferece uma fabulosa vista panorâmica sobre Coimbra. Para os amantes da história de Portugal, no Mosteiro de Santa Cruz pode encontrar o túmulo de D. Afonso Henriques, pelo que pode acrescentar este ponto no seu roteiro.

Siga caminho até à Figueira da Foz, uma das principais estâncias balneares da região centro. Além do enorme areal, não deixe de apreciar a beleza da Serra da Boa Viagem. Aí poderá observar a geometria das salinas do Estuário do Mondego e, em dias de boa visibilidade, a orla marítima até às Ilhas Berlengas.

Sul de Portugal

Lisboa – Cascais – Sintra

Cosmopolita e cada vez mais movimentada, Lisboa tem muito para visitar. Quase todos os cantos da cidade contam um episódio da história de Portugal. Viajar de moto em Lisboa é uma vantagem e tanto! Poderá visitar facilmente cidades vizinhas e igualmente encantadoras a poucos quilómetros de distância.

Comece a viagem na zona de Belém. Aí poderá visitar os monumentos ligados às Descobertas Portuguesas como o Mosteiro dos Jerónimos. Aproveite para provar os famosos pastéis de Belém e siga pela marginal, lado-a-lado com as maravilhosas praias da linha até à zona de Cascais. Deixe-se encantar por esta pitoresca vila, com tantos palacetes e locais tão misteriosos como a Boca do Inferno. A caminho de Sintra, passe pelo Cabo da Roca. Este é o ponto mais Ocidental de Portugal continental, assim como da Europa continental!
Em Sintra encontrará também diversos palácios e monumentos, como o famoso Palácio da Pena, o Convento dos Capuchos ou o histórico Palácio Nacional.

Évora

Considerada Património Mundial da UNESCO, Évora é a principal cidade do Alentejo. A sua história remonta ao tempo dos romanos e é um cenário encantador para os amantes da história de Portugal.

É impossível não reparar nos muros que cercam a cidade e que remetem para diferentes épocas históricas. Durante a sua viagem de moto pode visitar o Templo dos Romanos, a Universidade Velha e o Circuito dos Megálitos. Esta cidade fortemente marcada pela histórica, tradição e cultura promete uma viagem diferente e inesquecível.

Se estiver com tempo aproveite para visitar a aldeia de Monsaraz e a zona do Castelo de Monsaraz. Durante muito tempo, este castelo desempenhou um papel fundamental na defesa de Portugal.

Algarve

O Algarve é conhecido por todos como uma extensão de praias de areia branca e mar de águas azuis e quentes. O sol e bom tempo leva muitas pessoas a esta região durante as férias de Verão.
Para uma viagem de moto diferente, sugerimos percorrer o litoral algarvio desde Sagres até Vila Real de Santo António. Vá parando pelas diferentes vilas e cidades costeiras e aprecie o que têm para lhe oferecer.

Se prefere um percurso pela natureza, o interior Algarvio tem também muito que oferecer. Aqui destacamos a Serra de Monchique e o seu ponto mais alto, o Pico da Fóia. Neste local, é possível observar o mar ao longe. Este é um percurso que lhe dará uma nova perspetiva da região e onde terá tanto para explorar.

Fontes:

Mototours Portugal
Fugas Público
António Casteleiro Blog
Turismo do Centro

Dica BLOGO:

Antes de viajar, veja os custos do trajeto! Viajar de moto pela autoestrada pode ser, por exemplo, mais barato do que imagina! Não hesite em fazer pesquisas na internet em sites de comparação de trajeto e distância.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida