Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
seguro_vida_seguro_habitação

O Seguro de Vida associado ao Crédito Habitação é obrigatório?

1 Junho 2017
0 comentários

Uma das dúvidas quando se fala em Seguros de Vida associados a Créditos Habitação, é a sua obrigatoriedade. A resposta simples é: Não, ninguém é obrigado a subscrever um Seguro de Vida, no entanto, a questão e a resposta não são assim tão lineares.

O Seguro de Vida é ou não obrigatório?

A subscrição de um Seguro de Vida não é obrigatória por lei. No entanto, todos os bancos exigem a sua subscrição para poder aceder a um Crédito Habitação. Ou seja, tal como a subscrição de um Seguro de Vida não é obrigatório, o banco também não é obrigado a conceder-lhe um Crédito Habitação se não fizer essa subscrição.

Um Seguro de Vida é o que permite proteger o banco de alguma situação inesperada. Sendo uma proteção importante para a instituição, acaba por ser algo exigido por todas elas.

Quais são as regras e legislação?

Sendo algo exigido por todos os bancos que disponibilizam Créditos Habitação, existem alguns aspetos que estas entidades ficam obrigadas a seguir.
O Decreto-Lei n.º 222/2009 foi publicado com o principal objetivo de proteger o subscritor de eventuais práticas abusivas. Com este decreto, o consumidor fica livre de subscrever o Seguro em qualquer seguradora ou instituição, não sendo portanto obrigado a fazê-lo no banco no qual irá contratar o Crédito Habitação.

A escolha de um Seguro fora do seu banco permite ao consumidor ter acesso a vários planos e alternativas. Mais qualidade, melhores preços e planos que correspondem exatamente às necessidades e realidades do consumidor ficam, assim, disponíveis.

Durante o processo de subscrição de um Crédito Habitação, não hesite em investir algum tempo a analisar e a comparar diferentes planos de Seguro de Vida. Procure um seguro de vida que lhe ofereça não só excelentes preços, como também excelentes opções, facilidades e simplicidade em todo o processo.

Fontes:

ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões
E-konomista
Reorganiza
EXS Seguros

Dica BLOGO:

Um Seguro de Vida é um seguro que irá influenciar o seu orçamento familiar. Procure, pesquise, compare e não hesite em colocar todas as questões que tenha, diretamente às seguradoras. O facto de não se precipitar, poderá permitir-lhe poupar muito dinheiro!

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida