Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
capital seguro

Seguro Vida: o que é o Capital Seguro e para que serve?

28 Novembro 2017
0 comentários

Fazer um seguro vida durante a contratação de um crédito habitação ainda levanta muitas dúvidas. É obrigatório? O que inclui? Como o devo fazer? O que é o Capital Seguro indicado no seguro? Como funciona este tipo de seguro? Neste artigo vamos-lhe explicar de forma simples e descomplicada o que é o seguro vida e o que é o capital seguro indicado no mesmo.

A importância do Seguro Vida

Apesar de não ser legalmente obrigatório, a contratação de um seguro de vida durante um crédito habitação é uma exigência de todos os bancos. Este seguro permite proteger a entidade em caso de morte ou invalidez do segurado.

Contudo, muitas pessoas não sabem que é possível subscrever um seguro vida numa entidade diferente da com o qual se faz o crédito habitação. Comparar diferentes seguros pode levar a grandes poupanças!

Durante essa escolha, é importante ler as condições e coberturas incluídas do mesmo, nomeadamente o que diz respeito ao capital seguro.

O que é o Capital Seguro?

O capital seguro de um seguro de vida é o valor que o segurado tem em dívida para com o banco no qual contratou o crédito habitação. Esse valor tem que estar obrigatoriamente indicado no contrato do seguro de vida.

Indicar esse valor no seguro de vida é imprescindível. Em caso de sinistro ou acidente ao abrigo do seguro, o valor de indemnização deve ser conhecido. Esse capital seguro é, no fundo, o valor que a seguradora terá que pagar, em caso de morte ou invalidez, ao banco no qual foi contratado o crédito habitação.

Atualização do Seguro Vida.

Anualmente deve ser feito juntamente com a seguradora uma atualização do seguro vida. Ou seja, como o valor do crédito habitação vai sendo pago, anualmente o valor do capital seguro deve ser, também ele, atualizado.

Essa atualização é necessária para que o prémio de seguro indexado ao capital seguro seja ajustado. Atualizar o valor em dívida junto da sua seguradora garante que paga o valor justo pelo capital seguro contratado.

Fontes:

LOGO

Dica BLOGO:

Para fazer uma simulação em tempo real de um seguro vida, use o simulador online da LOGO! A partir do conforto da sua casa e em apenas 3 minutos, faça a sua simulação no seu computador ou smartphone. Descubra o valor que pode poupar ao fazer ou transferir o seu seguro vida para a LOGO.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida