Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
mota

Afinal, o que precisa para conduzir a tal mota?

11 Dezembro 2015
0 comentários

Sempre sonhou em ter uma mota? Saiba os elementos necessários para a conduzir.

Uma das dúvidas mais frequentes relativas a cartas de condução e motas é se uma pessoa com carta de condução de categoria B (ligeiros) pode conduzir uma mota. A resposta é sim, embora com algumas condições.

Segundo o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), um titular de carta de condução para veículos de categoria B pode, sim, conduzir um motociclo, desde que tenha mais de 25 anos e a cilindrada da viatura não exceda os 125cc e 11 KW (subcategoria A1) de potência. Caso a idade do condutor seja inferior a 25 anos, este terá de obter uma habilitação legal válida para a condução de ciclomotores.

Se não tiver carta de condução de categoria B, mas pretender conduzir uma mota, necessita de obter habilitação para veículos de categoria A.

A categoria A da carta de condução, que permite conduzir todo o tipo de motociclos, subdivide-se em três subcategorias:

  • Subcategoria AM

Requer idade mínima de 16 anos e permite conduzir ciclomotores e motociclos até 50cc.

  • Subcategoria A1

Requer idade mínima de 16 anos e permite conduzir veículos de categoria AM e motociclos de cilindrada não superior a 125cc e potência até 11kW.

  • Subcategoria A2

Requer idade mínima de 18 anos e permite conduzir veículos das subcategorias AM e A1 e motociclos de potência não superior a 30kW.

Para qualquer uma das subcategorias é necessária a realização de um exame teórico (código) e prático (condução).

Dica BLOGO:

  • Tenha em atenção o tipo de cilindrada que precisa em função do uso que lhe pretende dar (se faz muitas viagens longas ou se são apenas circuitos do tipo – trabalho, casa, trabalho).
  • Se pretende uma mota de maior cilindrada, mas não é um condutor experiente, considere um dos vários cursos avançados disponíveis no mercado.

Outros artigos que lhe poderão interessar