Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Andar de moto no verão: cuidados e dicas para passeios em segurança!

26 Julho 2018
0 comentários

Chegou o verão: época de calor e férias! Esta estação pede viagens descontraídas e relaxadas, para recuperar energias. Andar de moto no verão permite-lhe descobrir locais únicos, mas também requer algumas medidas e cuidados extra de forma a garantir a sua proteção.

Para aproveitar ainda mais as suas viagens, neste artigo, damos-lhe alguns conselhos para que os seus passeios garantam total segurança.

Preparação da moto para a viagem

Ao andar de moto, é importante que esta esteja preparada. Por outras palavras, alguns dias antes dos seus passeios, deve confirmar vários detalhes, antes de iniciar a sua viagem.

  • Verifique o estado geral da moto. Por exemplo: verificar a pressão; o desgaste dos pneus; os diferentes níveis de óleo; os travões; a bateria; etc.
  • Unte a corrente da moto e verifique se esta se encontra bem firme.

Se verificar que algo está em falta ou se não tem a certeza, garanta que faz todas as mudanças e ajustes na sua oficina antes de iniciar a viagem.

Dicas para passeios de moto

Eis algumas dicas para ter uma viagem ainda mais confortável durante o verão:

  • Leve um GPS para não se perder, sobretudo se for explorar zonas que não conhece.
  • Use tampões para os ouvidos se a viagem for longa. Visto que uma moto faz mais barulho do que um carro e o condutor fica exposto a esse ruído de forma direta, a proteção dos ouvidos é importante para evitar um zumbido constante nos ouvidos.
  • Planeie a sua viagem, encontrando lugares para repouso e descanso.

Ao mesmo tempo, outro aspeto a ter em conta é que andar de moto durante longos períodos é um esforço físico considerável. A fim de evitar desidratação, é importante beber água regularmente durante a viagem.

Sente que está a suar bastante e tem a boca seca? Antes de tudo, deve parar o mais rapidamente possível para descansar alguns minutos e beber muita água. Estes sintomas são indícios de desidratação e podem levar a fadiga, problemas de visão e, em última instância, a um aumento do risco de acidentes.

Como andar de moto no verão com segurança

Para evitar parar muitas vezes, eis algumas dicas para se manter fresco, hidratado e em segurança durante os seus passeios de verão:

Beba muita água antes de andar de moto
Beba o máximo de água que conseguir antes de iniciar a sua viagem e, pelo menos, quatro litros por dia de viagem.

As bebidas energéticas podem também ser uma alternativa, no entanto não são recomendadas se tiver pressão arterial alta. Do mesmo modo, refrigerantes e bebidas açucaradas não são recomendadas pois contêm muito sal e açúcar, que leva ainda a uma maior desidratação.

Isole o corpo
Mesmo que pareça estranho, quanto mais roupa tirar, menos sensação de frescura irá sentir – aumentando igualmente o perigo de sofrer queimaduras ou lesões.

Assim sendo, quando andar de moto no verão com mais de 38°C de temperatura ambiente, deve cobrir-se e manter-se isolado do ar exterior. Vai ter calor, mas não mais do que se estivesse com menos roupa.

A nível de roupa, escolha t-shirts de algodão, respiráveis, e que tenham revestimento nos ombros para uma maior proteção. Tal como em qualquer altura do ano, não deixe de usar capacete: este é uma forma de o manter protegido do sol e seguro em caso de acidente.

Refresque-se
Vai viajar em locais de ar quente e seco? Uma forma de dispersar o calor que se acumula no seu corpo é tentando replicar o mecanismo de transpiração.

O nosso cérebro é alimentado através da artéria carótida, que se encontra no pescoço, logo abaixo das orelhas. Para que se mantenha fresco durante as suas viagens, uma dica é usar uma bandana ou lenço de algodão no pescoço. Molhe-a com muita água. O fluxo de ar quente vai acabar por evaporar a água presente no tecido e baixando a temperatura da pele (e o sangue que circula no corpo).

Conclusão

Outras dicas que pode seguir para as suas viagens de moto neste verão são:

  • Evite fazer viagens longas nos períodos de maior calor;
  • Use roupa que respire, e de preferência de algodão;
  • Opte por refeições leves e saudáveis;
  • Faça várias pausas para descansar, esticar as pernas e beber água.

Fontes:

Runway
Motor 24
Diário de Notícias

Dica BLOGO:

Ao fazer viagens de moto neste verão, não se esqueça de levar a app myLOGO instalada no seu smartphone. Com esta app, poderá comunicar de forma direta com a LOGO e enviar todas as informações em caso de sinistro durante a sua viagem.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida