Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
imposto único de circulação

Imposto Único de Circulação (IUC): Como pagar pelo Portal das Finanças

11 Dezembro 2015
0 comentários

Guia passo-a-passo de como pagar o Imposto Único de Circulação no Portal das Finanças.

O Imposto Único de Circulação do seu veículo pode ser pago pela Internet, através do Portal das Finanças, ou presencialmente, numa repartição das Finanças. Se está a pensar enveredar pela via online, saiba passo-a-passo como efetuar o pagamento.

  1. Entre no Portal das Finanças, em www.portaldasfinancas.gov.pt e efetue o login, usando o seu Número de Contribuinte e senha de acesso. Caso não esteja registado, terá de o fazer, pois só assim obterá uma senha de acesso;
  2. Após ter efetuado o login, selecione a opção “Pagar”, escolha “Imposto Único de Circulação” e terá à sua disposição 3 outras opções:

Ano Corrente (cancelados)

Deverá selecionar o grupo a que corresponde a categoria do seu veículo

Ano Corrente

Deverá selecionar o grupo a que corresponde a categoria do seu veículo

Anos Anteriores

    Deverá selecionar o grupo a que corresponde a categoria do seu veículo
      Escolha a opção que pretende e lembre-se que as categorias para veículos são as seguintes:
      Veículos terrestres (A, B, C, D e E)
      Embarcações de recreio e uso particular (F)
      Aeronaves de uso particular (G)
  1. Em seguida, confirme os dados que lhe são apresentados na página. Se necessitar de atualizar algum dos dados, clique em “atualizar”. Se estiver tudo correto, prossiga, selecionando a opção “emitir”.
  2. Seguidamente, deve emitir o pagamento do imposto, clicando em “emitir para pagamento”. Ao carregar nesse botão, será descarregado automaticamente um documento PDF, no qual consta o valor a pagar e a referência, para que consiga efetuar o pagamento do IUC através de multibando, homebanking ou payshop.
  3. Se quiser confirmar o pagamento do IUC, poderá fazê-lo passados alguns dias, através do Portal das Finanças. Para isso, volte a efetuar o login, entre na categoria “serviços” e clique nas opções “consultar” > “veículos” > “imposto único de circulação (IUC)”. Finalmente, em seguida, selecione o ano cujo pagamento pretende verificar. Se vir que o imposto está pago, poderá imprimir este comprovativo/certidão.

Outros artigos que lhe poderão interessar