Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

O que precisa de saber sobre as Escolas e Cartas de Condução

23 Outubro 2018
0 comentários

Pesquisar e conversar sobre cartas de condução acaba por ser normal, sobretudo quando se chega à idade dita adulta. É um objetivo comum à larga maioria dos jovens e considerado quase indispensável para a vida adulta.

Primeiro, quer seja algo que se quer fazer logo aos 18 anos, ou mais tarde, existem algumas questões a ter em consideração.

Como escolher a escola de condução

Em primeiro lugar na pesquisa sobre cartas de condução, deverá encontrar a escola que vai frequentar. Informe-se bem se a mesma cumpre com alguns requisitos básicos:

  • cobertura por seguro,
  • se assegura facilmente o número mínimo de aulas e
  • qual a flexibilidade de horários e de alteração de datas e,
  • claro está, quais os preços praticados.

Durante a pesquisa, é importante saber junto da escola, qual a taxa a pagar em caso de chumbo nos exames realizados.

Compare diferentes escolas e esteja atento às cada vez mais frequentes campanhas especiais de cartas de condução, para assim obter o melhor preço possível.

Procure também boas referências

Seja por opiniões de amigos ou familiares que tenham tirado recentemente as suas cartas de condução, ou através de pesquisa online, procure referências!

  • Qual o tipo de carro onde dão aulas?
  • Os instrutores são acessíveis aos alunos?
  • As aulas são proveitosas na transmissão da informação?

Não deixe nenhuma questão por fazer!

Aulas: Teóricas e Práticas

O pagamento feito pela inscrição garante o mínimo de 28 horas de aulas de Código da Estrada e 32 horas de Condução.

Recentemente instituiu-se que além de contabilizar o mínimo de 32 horas de condução, também é necessário que nestas faça 500 kms. Caso o aluno queria ter mais aulas, em qualquer uma das vertentes, a escola cobrará um valor extra pelas mesmas.

Em quanto tempo são tiradas as cartas de condução?

Em média, considera-se que o tempo médio para tirar a carta é de 6 semanas, mas pode variar muito de acordo com a disponibilidade de cada um.

Não há um número limite de aulas de código por dia que o aluno possa fazer (só mesmo o limite de aulas diárias disponíveis na escola). Contudo, de condução não poderá fazer mais do que 4h por dia.

Recorde-se, por fim, que só pode fazer o exame de condução após ter passado no exame de código.

Exames: Código e Condução

Só poderá fazer o exame de código quando concluir o módulo teórico de 28 horas e quando tiver frequentado pelo menos 16h de aulas de condução, isto é, metade das aulas práticas obrigatórias.

Assim, aprovado no exame de código aconselha-se que continue com as aulas de condução com a máxima brevidade possível. Desse modo, acabando as aulas, poderá marcar o exame de condução.

No exame deverá conduzir no mesmo carro onde teve as aulas, sendo que, as regras são particularmente rigorosas. A atenção a todos os pormenores é indispensável!

Em caso de chumbo tanto no exame de código, como no de condução, terá de pagar a taxa de exame à escola. Nesse hiato, terá que realizar obrigatoriamente as aulas referentes à unidade temática que esteve na base do chumbo.

Quando for aprovado em ambos os exames, parabéns, é Condutor! Para ser portador do Documento, é necessária a Licença com um custo de 30€. Similarmente a outros documentos, esta licença deve ser solicitada ao Instituto de Mobilidade e de Transportes – IMT.

A escolha da escola pode influenciar o sucesso no processo da carta de condução. Assim sendo, é muito importante esclarecer todas as dúvidas inicialmente. Boa sorte!

Fontes:

DECO Proteste
Automóvel Club de Portugal
E-konomista

Dica BLOGO:

Saiba que pode poupar se necessitar de alterar, renovar, substituir ou pedir uma segunda via da Carta de Condução! Para que usufrua de 10% de desconto, basta que faça esse pedido online, pelo site do IMT.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida