Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Como escolher o melhor carro? Saiba mais sobre as suas opções

7 Novembro 2018
0 comentários

A compra de um carro deve ser uma escolha bem ponderada, como reflexo do investimento financeiro que representa. Seja a troca ou compra do primeiro veículo, escolher o melhor carro precisa de ser uma decisão que tem em conta vários aspetos.

Custos de manutenção, utilização mais ou menos frequente mas também a decisão na escolha de qual o tipo de combustível que este deve ter.

Será que deve optar por um veículo a Gasóleo? A Gasolina? Um Híbrido? Ou deve apostar num carro Elétrico?
Neste artigo, ajudamos a entender cada uma das opções de combustível para que possa escolher o melhor carro para si.

Gasóleo: Combustível mais barato?

Numa comparação com a Gasolina, é reconhecido que o preço por litro do Gasóleo é, claramente, inferior ao da Gasolina. Seria de supor que, a nível financeiro, o preço do Gasóleo é um fator chave a ter em conta, no momento de escolher o melhor carro. Mas será mesmo assim?

Por norma são também veículos que consomem menos combustível, comparando com aqueles a Gasolina, mas não podemos descurar que o preço de venda é consideravelmente superior e os custos de manutenção são mais elevados.

Tendo isto em conta, a recomendação atual é a de que o carro a Gasóleo só compensa efetivamente, comparando com um a Gasolina, se percorrer mais de 10.0000 kms/ano.

Ainda a ter em atenção e cada vez mais marcante é a questão ambiental.

Se procura escolher o melhor carro para o ambiente, os carros a Gasóleo não serão uma boa escolha. São carros mais poluentes e cidades europeias como Paris e Madrid já implementaram a proibição de circulação de carros a Gasóleo a partir de 2025! Fará sentido apostar num carro a Gasóleo como carro de futuro?

Gasolina: o mais comum, mas será o “melhor”?

A maior parte dos carros que circulam na estrada são a Gasolina. As vantagens dos carros a Gasolina passam precisamente pelas desvantagens dos carros a Gasóleo:

Preço inicial mais baixo;
Custos de manutenção mais baixos.

A grande desvantagem da Gasolina passará pelo preço por litro, pois é o combustível mais caro.

Se circula até 10.000 kms/ano, escolher o melhor carro poderá ser, no seu caso, um carro a Gasolina. Assim sendo, em oposição à recomendação para o carro a Gasóleo, irá maximizar o preço de venda menor e limitando o valor gasto em combustível.

No entanto, tanto a Gasolina como o Gasóleo têm a grande desvantagem que é a poluição. Contudo, existem hoje alternativas que poderão ser aliadas para escolher o melhor carro para si, e para o ambiente.

Carros elétricos ou híbridos: investimento para um futuro mais ecológico

Os carros Elétricos e Híbridos (elétricos/gasolina ou elétricos/diesel) têm ganho cada vez mais adeptos.

A principal vantagem dos Elétricos é que são amigos do ambiente, sem emissões poluentes ou mais reduzida no caso dos híbridos. Estes últimos são particularmente indicados para ambientes citadinos (em que não façam mais de 100 kms/dia) e por terem as vantagens associadas ao combustível fóssil a que recorrem: Gasóleo ou Gasolina.

Sendo assim, os carros Elétricos ou Híbridos são indicados sobretudo para o uso citadino. Visto que precisam de ser carregados, nem sempre é tão fácil encontrar postos de carregamento e despender o tempo necessário para carregar a bateria.

Outra desvantagem do carro Elétrico passa também pelo preço inicial de compra e das baterias. Para tentar colmatar esse custo, existem incentivos fiscais na aquisição de um veículo Eléctrico, mas tendem a ser mais direcionados para Empresas e não para Particulares.

No fundo, quando chega a hora de escolher o melhor carro para si e para a sua Família, deve pensar nas suas necessidades e no que interessa para si.

É um utilizador citadino? Ou tende a fazer longas distâncias diariamente? A questão ambiental é determinante na sua decisão? Qual o seu orçamento?

Posto isto, analise e veja qual a escolha mais acertada para si!

Fontes:

Observador
Kelly Blue Book
MSN
Economias

Dica BLOGO:

Use plataformas como o StandVirtual ou o ViaMichelin para fazer simulações de consumos de modelos de carros. Lembre-se também de simular o valor do Seguro Automóvel, por exemplo, em logo.pt.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida