Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar

Líquido Anticongelante: qual é a importância para o seu carro?

24 Dezembro 2018
0 comentários

O tempo frio pressupõe um cuidado acrescido com a saúde, mas também com o nosso veículo. O início do tempo frio é a altura ideal para verificar o estado do seu carro, em particular do motor. Uma das formas mais simples de o fazer é através do líquido anticongelante, ou, também chamado de líquido de refrigeração.

Como funciona o líquido anticongelante?

Não negligencie a importância do líquido anticongelante. Este é fundamental para o correto funcionamento do seu motor, nomeadamente nos meses mais frios.

Confirmar que o anticongelante está dentro dos níveis indicados para um bom funcionamento do sistema de refrigeração é fulcral, pois tem como função absorver parte do calor gerado pelos motores de combustão interna.

Este líquido percorre o circuito interno do motor, arrefecendo seus componentes principais, evitando assim a fusão dos pistões, a junta da colaça ou até uma explosão interna. Assim, ao circular por canais pelo motor e cilindros a temperatura causada pela fricção dos metais e combustão acaba por baixar e manter-se estável – idealmente a cerca de 90º.

Após percorrer todo o percurso, o anticongelante chega ao radiador, onde volta a ser novamente arrefecido e repete o ciclo incessantemente enquanto o carro está a trabalhar.

Anticongelante sempre: nunca água a substituir!

Um dos facilitismos mais comuns a que muitos condutores recorrem é substituir o anticongelante por água. Este é um erro grave que lhe pode trazer dissabores na manutenção do seu carro e consequente custo elevado em grandes e potencialmente demoradas reparações.

Embora o líquido anticongelante seja maioritariamente constituído por água, ele não é só água e isso faz toda a diferença. Aliás, se o fosse ele rápida e facilmente começaria a evaporar quando o motor trabalha, ou, no oposto, em temperaturas baixas, congelaria.

Em qualquer dos casos, os danos para o carro seriam potencialmente devastadores. O líquido anticongelante tem precisamente aditivos que lhe conferem as propriedades anticongelantes, além de antioxidantes e anti-corrosão, ou seja, não só arrefece, como lubrifica as componentes do motor, funciona como anticorrosivo, anti-calcário e anti-incrustações nas partes metálicas.

O recomendado é que o líquido anticongelante seja trocado a cada dois anos ou a cada 30.000 kms.

Se verificar oscilações de temperatura acima dos 90º não hesite em levar o seu carro ao mecânico antes destes períodos indicados, pois poderá significar alguma avaria no sistema de arrefecimento.

Vantagens ambientais e económicas

Uma das principais despesas associada a ter um carro é inevitavelmente o consumo de combustível. Também aqui o líquido anticongelante pode ser uma preciosa ajuda, pois revela-se como fundamental para poupar no consumo de combustível.

Uma das formas de alcançar esta poupança, e consequentemente diminuir também as emissões poluentes, é conseguir que o motor do carro atinja o mais rapidamente possível a temperatura ideal de funcionamento.

Além de atingir esta temperatura deve, depois, ser também capaz de a manter o mais constante possível, sem variações ou com variações mínimas.

É aqui que o líquido anticongelante, como parte do sistema de refrigeração em circuito fechado, mantém constante a temperatura. Isso leva também a uma diminuição do consumo de combustível, ao longo do percurso realizado.

Cuide do seu carro, começando pelas decisões mais simples. Use sempre líquido anticongelante! Deve aconselhar-se com especialistas e mecânicos sobre qual o melhor e mais indicado para o seu carro. A sua carteira e ambiente agradecem esta decisão!

Fontes:

E-konomista
Euromaster
Circula Seguro

Dica BLOGO:

Pelo menos uma vez por ano, verifique o nível de anticongelante no seu carro. O procedimento é bastante simples! Com o motor frio, certifique-se que o carro está numa estrada/rua plana. De seguida, abra o capot e verifique onde está o depósito de líquido anticongelante. Assim, poderá confirmar se este se encontra nos níveis mínimo e máximo. Se estiver no mínimo ou abaixo do mínimo, está na hora de adquirir mais.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida