Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
capacete

Anda de moto? O que deve saber para escolher o capacete certo.

23 Maio 2017
0 comentários

Se anda de moto ou está a pensar adquirir uma, já sabe certamente que o uso de um capacete adequado é, não só, importante para a sua segurança, como também é obrigatório. A lei portuguesa obriga ao uso de capacete a todos os que conduzem ou são passageiros de uma moto.

Ainda assim, são ainda muitos os condutores que não sabem escolher esta proteção. Saber escolher o capacete ideal é, não só, importante para o seu conforto, como também para a sua segurança.

Homologação

Quando estiver à procura de um capacete, confirme se este tem o rótulo de homologação. Esse rótulo ou etiqueta tem que ter a indicação do termo “E21” a comprovar que este equipamento passou por todos os testes de velocidade, choque e segurança.
Escolher um capacete homologado é garantir que este o protege melhor em caso de acidente.

Experimentar os diferentes modelos

Existem cinco tipos de capacetes:
Semi-jet: aberto, protege o crânio mas não protege o pescoço e nuca. Oferece geralmente uma proteção de plástico para o rosto.
Jet: aberto, protege o crânio, o pescoço e a nuca. Tem uma proteção de plástico mais ampla que pode ir até ao queixo.
Integral: tal como o nome indica, garante uma proteção total, sendo o mais seguro para ser usado. Protege as orelhas, o pescoço, a nuca e tem uma proteção frontal que permite proteger o rosto, incluindo o queixo.
Modular: igual ao integral mas permite levantar toda a parte frontal. Muito prático para ser usado em cidade ou ambientes muito quentes.
Motocross: capacete aberto, pois são usados normalmente com óculos. Permite uma melhor visibilidade lateral.

Como cada rosto é um rosto, é necessário experimentar diferentes modelos para perceber com qual é que se sente mais confortável. Ao experimentar um capacete, rode o pescoço em várias direções, faça diferentes movimentos e confirme que o capacete não bloqueia nenhum deles.

Usar com óculos

Alguns capacetes são muito confortáveis… até ao momento de o usar com óculos. Mesmo que não use óculos para corrigir a visão, lembre-se de experimentar o capacete com óculos de sol.

O uso de óculos durante a prova permite perceber se o capacete é impossível de usar ao mesmo tempo dos óculos, sendo que alguns podem deformá-los e até magoá-lo.

Tire as medidas

Saber qual é a medida da sua cabeça pode ajudar a escolher mais rapidamente o acessório certo. Com uma fita métrica, meça a sua cabeça na zona da testa (cerca de um centímetro acima das sobrancelhas e por trás das orelhas). Essa medida é importante, pois vai garantir que não escolhe uma proteção demasiado grande ou demasiado apertada.

Escolher um capacete demasiado largo pode fazer com que este escorregue e que não fique estável durante a condução, levando a uma sensação de desconforto e a falta de proteção em caso de acidente. No entanto, se este for demasiado pequeno, pode também fazer com que não só sinta dor e desconforto, como também pode impedir determinados movimentos durante a condução.

O que precisa para escolher o capacete certo

Com a sua medida e com o conhecimento dos diferentes modelos disponíveis no mercado, já tem algumas bases para conseguir escolher a melhor proteção para quando anda de moto.

Infografiia_capacete

Para essa escolha, não se esqueça de:
• confirmar se o capacete é homologado e respeita todas as normas de segurança;
• fazer a sua escolha consoante a medida da sua cabeça;
• confirmar o seu bom estado. Se este já sofreu danos ou tem amolgadelas, pode levar a desconforto e a falta de proteção em caso de choque;
• experimentar para perceber se é confortável, se não interfere com o uso de óculos (de visão e de sol) e se não é muito pesado

Fontes:

Circula Seguro
Andar de Moto

Dica BLOGO:

Se quiser personalizar o seu capacete, fale com o fabricante ou com profissionais. Pintar ou colocar autocolantes em casa pode estragá-lo! A cola e substâncias químicas como a gasolina ou solvente, podem danificar a estrutura e a proteção. Para o limpar, deve usar unicamente água e sabão.

Outros artigos que lhe poderão interessar

Seguro Vida