Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
carros_seguros

Os carros mais seguros no mercado europeu

15 Julho 2016
0 comentários

O European New Car Assessment Programme (EuroNCAP) é um programa de segurança automóvel, suportado pela União Europeia, que visa quantificar a segurança dos carros à venda no mercado europeu. Este programa consiste em realizar rigorosos testes que medem variadas vertentes: o impacto frontal, o impacto lateral, o impacto contra um poste e ainda o impacto contra um peão.

A avaliação de cada item (segurança dos ocupantes adultos, segurança das crianças ocupantes, segurança dos peões e assistência à segurança) é atribuída em percentagem e no final, a avaliação geral dá origem às famosas estrelas EuroNCAP. Segundo os testes realizados em 2015, com os modelos disponíveis hoje em dia no mercado, os automóveis mais seguros são:

No 1º lugar: Volvo XC90

Com a melhor avaliação (5 estrelas EuroNCAP) os resultados do Volvo XC90 destacam-se com: 97% na segurança dos ocupantes adultos, 87% na segurança das crianças, 72% em relação à segurança dos peões e 100% no capítulo de assistência à segurança.

No 2º lugar: Mercedes Benz GLC

Com a mesma avaliação do primeiro nesta tabela, 5 estrelas EuroNCAP, o Mercedes destacou-se na segurança das crianças, com 89% e na segurança dos pedestres, com 82%. 95% foi a nota da proteção aos passageiros adultos. A quebrar um pouco a ótima média deste modelo, só não se destaca mesmo a assistência à segurança, onde o Mercedes Benz GLC se ficou pelos 71%.

Nos 3º e 4º lugares: Jaguar XE e Jaguar XF

Decidimos colocar o terceiro e quarto classificados no mesmo ponto porque, além de serem do mesmo fabricante, as suas notas são bastante similares. Ambos seguríssimos, com 92% na segurança dos passageiros adultos, a diferença de 2% na segurança das crianças (82% para XE e 84% para o XF), de 1% em relação aos peões (81% no XE e 80% no XF) e também de 1% na assistência à segurança (82% no XE e 83% no XF), fazem com que a escolha seja apenas estética, já que, no capítulo da segurança são ambos igualmente bons.

No 5º lugar: Toyota Avensis

O primeiro automóvel da marca Nipónica neste ranking ocupa a quinta posição com 5 estrelas EuroNCAP. O Toyota Avensis obteve 93% na segurança dos passageiros adultos, 85% na segurança das crianças, 78% na segurança dos peões e 81% na assistência à segurança.

Os menos seguros

No final deste ranking temos os automóveis menos seguros testados pelo EuroNCAP em 2015 e à venda no mercado europeu: Os modelos Ypsilon da Lancia, Vivaro da Opel, Trafic da Renault, Panda Cross da FIAT e até o BMW Z4, com resultados modestos para as exigências do EuroNCAP.

Fonte:

EuroNCAP

Dica BLOGO:

  • Dê sempre prioridade à segurança, à sua, à dos seus passageiros e ainda à dos peões. Certifique-se que o seu carro tem todos os sistemas de segurança em bom estado e previna-se, praticando para isso uma condução defensiva e segura.

Outros artigos que lhe poderão interessar