Atenção! Este site usa cookies. Ao navegar no site está a permitir a sua utilização! Saiba mais.Fechar
viagem

Preparar uma viagem de carro: Cuidados a ter em conta

27 Maio 2016
0 comentários

As férias e os fins de semana prolongados convidam a passeios e viagens, sendo que o percurso começa bem antes de ligar o carro. Garantir que este está em condições de lhe oferecer uma viagem segura e confortável deve ser o primeiro passo. Indicamos-lhe o que deve ter em atenção para fazer um check-up ao seu automóvel:

1) Pneus e travões

Verifique a pressão dos pneus, consulte o manual do carro para saber qual a pressão ideal dos mesmos, caso não saiba onde está o manual, informe-se junto de um concessionário da marca do seu automóvel. Tenha em conta o desgaste dos mesmos e também dos travões. Pode fazê-lo através de uma simples observação e teste de condução mas, caso não se sinta confortável, peça numa oficina para verificarem.

2) Vidros

Lave bem os vidros para ter uma boa visibilidade em todos os ângulos. Reveja o estado das escovas limpa para-brisas e substitua-as caso já não sejam eficientes. Ateste o depósito de água de limpeza de vidros que se encontra perto do motor.

3) Nível do Óleo

Observe também o nível de óleo do motor bem como o líquido de refrigeração. Deve fazê-lo com o carro a frio e desligado. Tenha em atenção os períodos de manutenção e mudança de óleo. Caso esteja muito perto da quilometragem limite, deve trocar antes de fazer a viagem.

4) Documentação

Confirme que o seu seguro está em vigor, que tem a carta verde e tenha sempre consigo uma Declaração Amigável de Acidente Automóvel. O selo da Inspeção Periódica Obrigatória (caso o seu veículo tenha mais de 4 anos) deverá estar no vidro da viatura, também o Imposto Único de Circulação deverá estar em dia. A todos estes documentos deverá ainda verificar se traz consigo o Documento Único Automóvel, o seu Cartão de Cidadão e Carta de condução. Guarde na memória do seu telefone o número de assistência em viagem da sua seguradora.

5) Luzes e bateria

Faça um teste à parte elétrica, confirme se tem todas as luzes a funcionar corretamente e se a bateria se encontra com boa capacidade. As baterias têm uma duração média de 4 anos (conforme a utilização) se sentir dificuldades em ligar o carro, talvez esteja na altura de trocar.

6) Pneu Suplente, colete e kit de emergência

Verifique a pressão do pneu suplente (é provável que este vá perdendo ar) e caso esteja com pouco ar, encha-o. Certifique-se que tem o colete refletor obrigatório e o triângulo de sinalização. Considere também adquirir um extintor automóvel e um kit de primeiros socorros.

7) Planeie a sua viagem

Estude percursos, tempos de viagem e paragens. O recurso ao GPS, regra geral, facilita (existem várias aplicações gratuitas para smartphones).

8) Portagens

Se o seu percurso passa por autoestradas deve ter em conta quais as que ainda têm pagamento manual e quais as de pagamento eletrónico. No segundo caso, e se não tiver um dispositivo eletrónico, deve informar-se junto das empresas concessionárias das autoestradas qual a forma de pagamento que mais se adequa à sua necessidade.

9) Uso do telemóvel

Jamais pondere usar o telemóvel enquanto conduz. Defina tudo o que vai precisar antes de começar a viagem. Detalhe o percurso no GPS, programe pontos de descanso e de abastecimento. Caso tenha kit mãos livres, use-o e, caso seja necessário enviar ou ler alguma mensagem, peça a quem o acompanha para o fazer ou faça uma paragem.

10) Transporte de objetos no tejadilho

Quer seja uma caixa de transporte, bicicletas ou outro tipo de material, certifique-se de que as barras estão bem fixas ao carro, e os objetos bem apertados. Tenha em atenção o fator aerodinâmico do transporte e comprove que a carga não lhe retira visibilidade nem modifica o equilíbrio do veículo.

Fonte:

ANSR
SAMARINS
VIA VERDE

Dica BLOGO:

  • O cansaço e a sonolência são as principais causas de acidentes. Previna-se e programe paragens de 2 em 2 horas no máximo. Aproveite para esticar as pernas, beber um café e comer algo.

Outros artigos que lhe poderão interessar