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pneus novos

Pneus novos, quando devo colocá-los no meu carro?

4 Abril 2017
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A maioria dos condutores tem noção de que os pneus não duram para sempre e que a condução com pneus desgastados e velhos pode ser perigosa. Ainda assim, são muitos os que só se dão conta que o seu carro precisa de pneus novos depois de um furo ou acidente.

No entanto, é possível evitar esses problemas maiores, recorrendo a inspeções regulares aos pneus. Alguns sinais podem alertá-lo para o facto do seu carro precisar de pneus novos, como por exemplo:
• o desgaste geral dos pneus;
• o desgaste das bandas de rolamento (parte do pneu que está em contacto com o solo e que é formada por uma camada de borracha);
• problemas de desempenho;
• a idade dos pneus;
• as necessidades sazonais.

O que precisa de analisar para saber se precisa de pneus novos

Desgaste do pneu

Inspecione, pelo menos uma vez por mês e antes de fazer viagens longas, o estado dos pneus.
Dirija-se a um mecânico se verificar algum tipo de desgaste como:
• “bolhas” de ar que saem da borracha do pneu;
• bandas de rolamento desgastadas;
• um corte visível: por vezes um corte visível não é sinónimo de uma substituição necessária do pneu. Contudo, se observar algum corte na borracha, é importante que se dirija a um mecânico, para que este verifique se o corte não atingiu o interior do pneu;
• existência de algum objeto incorporado no pneu: pequenos objetos conseguem alojar-se dentro do pneu mas nem todos representam um perigo para a sua segurança. No entanto é importante que se perceba que tipo de objeto é. Se for um objeto que possa furar o pneu, como um prego ou um parafuso, será necessário que um profissional tente retirar o objeto ou, se não conseguir, proceda à colocação de pneus novos

O que são as bandas de rolamento?

A banda de rolamento do pneu é o que permite a aderência do veículo ao solo, sendo basicamente a parte do pneu que está em contacto com a estrada, suportando o peso e o esforço do veículo durante toda a condução.

É essencial que o padrão das bandas de rolamento se mantenha uniforme, para garantir uma aderência e condução segura. Se vir que existe algum desgaste ou nivelação nestas bandas, é sinal de que os pneus estão gastos e que é necessário colocar pneus novos.

Desempenho do pneu

Um sinal de que o seu carro necessita de pneus novos, é um declínio significativo da performance dos pneus. Se sempre que controla a pressão de ar do pneu nota um declínio constante da pressão, isso pode ser um sinal de que o seu carro precisa de pneus novos.

Outro sinal do declínio da performance de um pneu é se, durante a condução, ouvir um zumbido ou uma vibração proveniente do pneu ou da roda. A falta de pressão no pneu pode provocar um balanceamento das rodas durante a condução, o que provoca um zumbido e vibração. Se não for corrigido, pode causar alguns problemas graves de segurança, sobretudo a alta velocidade.

Idade dos pneus

Apesar de não existir uma data de validade limite para os pneus, é aconselhável que caso tenham uma década ou mais, sejam controlados e verificados por um mecânico . Normalmente seis anos é a idade máxima para um pneu seguro, sendo que em climas quentes, os pneus podem envelhecer ainda mais rápido.

Necessidades sazonais

Em locais com meses muito frios e com neve, muitos automobilistas optam por alternar entre dois tipos de pneus: uns para o inverno e outros para as estações mais amenas.
Os pneus ditos de inverno permitem uma melhor aderência em pisos cobertos de neve, aumentando a segurança do condutor e passageiros.

Se vive ou conduz em locais com neve, é importante que alterne durante o ano entre pneus de inverno e pneus de verão ou mistos, pois só assim poderá garantir uma condução segura o ano todo.

Apesar de ser um investimento para a sua segurança, não necessita de comprar pneus novos todos os anos: basta comprar dois tipos de pneus e ir alterando durante as estações, sendo que a durabilidade dos pneus sazonais é geralmente de 5 a 10 anos.

Fontes:

Michelin
Conselhos Michelin
Midas
BFGoodrich

Dica BLOGO:

  • Se conduz em climas amenos, não precisa de comprar dois tipos de pneus. Os pneus ditos mistos são cada vez mais seguros e adaptados a climas temperados, como é o caso de Portugal (excepto em zonas montanhosas). Informe-se junto de um mecânico para perceber qual é o tipo de pneu aconselhado para o seu veículo e conduza em total segurança.

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